BANNER2

sexta-feira, 1 de junho de 2018

#microcosntosfatimaflorentino


Microcontos
no grupo #microcontosfatimaflorentino
Carlos Marcos Faustino




Imagem Google

Meus microcontos





Palavra do dia : jacaré


Caiu do barco direto na boca do jacaré. Era tão rancoroso, que o jacaré morreu envenenado.

19/02/2018 -segunda - feira - 19:31



Palavra do dia : Urucubaca

Caiu na gandaia, mas flagrado no ato  pela mulher, saiu gritando: Urucubaca, Urucubaca!

20/02/2018 - terça- feira - 10:46



Palavra do dia: Rojão

Segura esse rojão, segura! A sua mulher não é Maria, ela é João!

21/02/2018 -quarta-feira - 11:21



-Palavra do dia : Instinto

Instinto Selvagem, esse era o filme que planejavam assistir naquela noite, mas o relógio seguiu o curso das horas, e nada de voltarem. Os pais da garota viram amanhecer e nada dela voltar para casa. O rapaz parecia tão bom, a filha tão ajuizada, mas a violência sempre mora ao lado, principalmente naquela cidade onde acontecia tanta tragédia. Dos males o menor, depois de dada como desaparecida apareceu casada.

22/02//2018- quinta- feira - 10:30


-Palavra do dia: Chulé 

Sai pra lá chulé! Sai  pra lá chulé!  Em  coro a molecada zoavam o pobre Zezé. Ele chegava na escola e todos já pegavam no seu pé.  Ninguém queria sentar perto e também nunca arranjava namorada por causa do seu chulé. Um  dia chegou na escola, todo belo e perfumado, arranjou uma namorada, acabou aquela algazarra, acabou-se o chulé.

23/02/2018 – sexta –feira  - 12:55



-Palavra do dia: Bicicleta

Num canto da casa, a bicicleta, quieta, um tanto tristonha, sonhava com os dias que ela girava nas ruas, nas praças, fazendo a alegria da garotada. Eram tardes felizes, eram domingos risonhos. Hoje, tudo ficou no  rol dos sonhos. Tantos outros passatempos jogaram ao vento aqueles velhos momentos de cumplicidade.

24/02/2018 – sábado - 18:10



 Palavra do dia: Segredo

Amor criança, paixão adolescente! Como era doce amar em segredo! Frio nas pernas, gelo na coluna, tremor na voz. Como era bom simplesmente um toque de mãos, uma dança agarradinhos, mesmo a voz não expressando tanto carinho. Aquelas canções falavam tanto por nós, bastava olhar nos olhos, cantarolar baixinho mesmo ela fingindo não notar, como  era gostoso amar.

-25/02/2018 -  Domingo -18:37



 Palavra do dia : Maldade–

Maldade, quantas faces  você tem! Num abraço, num beijo, num sorriso e, em tantos gestos de afeto pode estar disfarçada. Em tantas palavras  pode  estar travestida. Livra-nos Senhor nestes nossos caminhos pela vida deste mal. Que o amor seja o antídoto. Livra-nos sempre de qualquer inimigo. Que o amor seja  nosso eterno amigo.

26/02/2018 - segunda-feira -18:54



Palavra do dia : Porta

Abriu a porta de mansinho. A luz foi entrando devagarzinho pelos cantos escuros da casa. Foi iluminando suas recordações. Ainda podia ouvir a algazarra das crianças, o latido do cão, sentir o aroma do jantar. Ali estava ele, frente a frente com o seu passado, saboreando suas doces  lembranças.

27/02/2018 – terça- feira – 08:05


Palavra do dia: Furúnculo

 Foi beijar-lhe o pescoço, afastou ternamente aqueles lindos cabelos sedosos  e deparou com um terrível furúnculo. Afinal que é um furúnculo num esplendido exemplar  de mulher.
Imaginou ser aquilo uma linda rosa vermelha  e desviou seus lábios como  se estivesse se protegendo dos espinhos . Em todo jardim existe sempre alguma erva daninha, mas que são as ervas daninhas ante a beleza  das flores!

28/02/2018 – quarta-feira –  09:18



Palavra do dia : Supedâneo

O ego dele estava acima de qualquer supedâneo do mais alto arranha-céu. Era o máximo em tudo, pelo menos era como se enxergava, em todos via defeito. Nunca tinha uma palavra de estímulo para ninguém. Ora, quem nesta vida que não comete deslizes não é. Mas o Sr. Super não, era mesmo infalível. Até com a morte ele se achava. Nunca, nunca, ela o levaria, pensava consigo mesmo. Mas não é que um dia aconteceu,   e como todo mundo  O Sr. Super  também morreu.

01/03/2018 – quinta-feira -14:10


Palavra do dia:  Medida

Deveria medir mais as palavras, mas qual, tudo saia atropeladamente boca afora.  Na medida em que ofendia uma pessoa ou outra, elas simplesmente o excluíam do convívio deles. Foi ficando um cara solitário, saia pela rua gesticulando sozinho, falando não sei com quem. Nunca encontrou quem verdadeiramente o fizesse enxergar o seu defeito. Talvez  se alguma alma nobre tivesse cruzado em seu caminho  quem sabe ele não teria terminado como terminou, completamente à margem da sociedade.

02/03/2018 – sexta – feira- 14:10



Palavra do dia :- tomate

Deu de cara com ela na virada da esquina. No susto foi-se para o chão as compras: tomate, pimentão, berinjela. Pra que se  importar com isso., as mãos tocaram-se pela primeira vez. Ali, ajoelhados os dois, olhos nos olhos., um mágico momento que durou uma eternidade.

03/03/2018- sábado – 18:24



Palavra do dia:  Fantasma

Abriu devagar os olhos. No seu sonho ouviu uma voz que a chamava ternamente. Despertou. Na soleira da porta do quarto uma tênue luz, que pouco a pouco foi tornando-se mais forte. Esta luz foi aos poucos tomando forma definindo um corpo escultural. Ela não sentia medo, começou a sentir desejos. Aquilo que poderia ser um fantasma tornou-se  a seu ver naquele momento um príncipe. Ele achegou-se mais perto da cama, tocou-lhe ternamente o corpo jovem e em segundos já mergulhava os lábios nos dela num longo beijo. Tudo aconteceu sem que ela esboçasse repulsa. O dia amanheceu.  A luz do sol adentrou pelas frestas da janela. Em seu corpo ainda podia sentir o prazer daquele devaneio.

04/03/2018 – domingo – 10:11


Palavra do dia:  Juramento

Ali estavam os dois apaixonados naquela noite enluarada frente ao mar. Ela com uma coroa de flores do campos na cabeça, ele com um  cravo vermelho  nas mãos. Ali estavam frente ao mar pra selar o Juramento. Não bastariam as palavras já ditas  em todos os encontros que tiveram desde a primeira vez. Não bastariam as vezes que se entregaram ao amor latente em seus  corações. A partir de agora um estaria  correndo nas veias do outro. Depois de uma breve incisão nos pulsos, os sangues se juntaram e aí então se sentiram completos. Pra eles aquele momento sagrado foi a coroação daquele amor infinito.
05/03/2018 -  segunda-feira -08:28

Palavra do dia:  Juramento

Ali estavam os dois apaixonados naquela noite enluarada frente ao mar. Ela com uma coroa de flores do campos na cabeça, ele com um  cravo vermelho  nas mãos. Ali estavam frente ao mar pra selar o Juramento. Não bastariam as palavras já ditas  em todos os encontros que tiveram desde a primeira vez. . A partir de agora um estaria  correndo nas veias do outro.

05/03/2018 -  segunda-feira -08:28




 Palavra do dia :Sabonete
Sabonete se maquiava pra entrar no picadeiro, por dentro  chorava perda de amor, por fora precisava dar ao rosto o tom de alegria.
06/03/2018 – terça-feira – 10:38


Palavra do dia: Sabonete

Sabonete líquido nos corpos sob o chuveiro. Beijos de espuma, loucos desejos. Tudo não passou de aventura, logo ela, moça casadoura.
06/03/2018 - terça-feira -14:27



Palavra do dia: delicadeza

Uma delicadeza aquela garoto. Sofria bulliyng na escola, vivia discriminado, sozinho. Ninguém aceitava um garoto de alma gentil. Nascera assim e assim seguiu pela vida ate quando resolveu deixar de viver este suplício. Aos dezoito ano, tão menosprezado, só achou uma saída:  suicídio.



07/03/2018 - quarta-feira- 11:49





. Palavra do dia: Delicadeza


Acho que por delicadeza ela não dizia não quando ele a tirava pra dançar. Ainda que percebesse todo amor que pulsava naquele olhar  e mesmo não correspondendo, ela cortesmente aceitava o seu pedido de dança. O que ela não sabia é  que aquele  momento era tão importante pra ele e ficaria gravado pro resto da vida

07/03/2018 – quarta-feira – 21:49




Palavra do dia: Delicadeza




Delicadeza no andar, brilho no olhar, sorriso aberto, tudo isso, por certo à primeira vista fez seu coração pulsar mais forte. Estava apaixonado. Primeiro amor é assim, às vezes  surge quando menos  é esperado.

07/03/2018  - quarta-feira  - - 22:04




Palavra do dia:  Voz


Com voz embargada, ele proferiu as primeiras palavras. Toda a sua vida foi passando feito um filme em sua cabeça, enquanto falava. Tudo transpirava amor. Como era difícil a despedida, mesmo assim, entre lágrimas, em versos fez a  última homenagem a seu pai.


08/03/2018 – quinta-feira – 08h01




Palavra do dia: Voz

A voz que lá dentro  nas recordações habita, passe o tempo que passe é a mesma voz da adolescência, menina que agora habita mulher madura. Ele também de menino, agora só tem aquele sonho que o espelho não mostra, mas que segue vivo, motivo que o deixa feliz.

08/03/2018 – quinta – feira -23H39



Palavra do dia: Perdão

A taça do ódio e do rancor levou-a ao crime mesmo dizendo ela ter sido por amor. Amor e ódio vivem muito próximos. Em poucos dias soube da traição e não aceitou o fim do relacionamento. Nem os olhos do amado na hora fatal num  pedido de perdão tocou seu coração. E ela  foi fundo, bem fundo   com seu punhal.

09/03/2018 – sexta-feira -16:01


Palavra do dia: Perdão

O pai olhou no fundo dos olhos do filho. Há quantos anos estava  ali esquecido naquele lar de idosos. Cada domingo, cada Natal, cada dia especial o aguardara. Ele ali parado agora olhos lacrimejantes. Não havia o que fazer. Era o fim. Entre lagrimas que teceram caminhos nas duas faces um abraço. Era o perdão que ali pai depositava no coração do filho por tantos anos de abandono.

09/03/2018 – sexta- feira – 16:11



Palavra do dia: Alternativa

A partir do momento que nascemos não temos mais alternativa, vamos seguindo a cadência dos dias tendo a morte como única porta de saída.

10/03/2018 – sábado – 20:15


Palavra do dia: Alternativa

À frente o precipício,  em sua s costas feras esfomeadas, sem alternativas, abriu  as asas e voou feito um pássaro liberto. Era a visão do paraíso que o guiava. Vozes amadas o acolhiam. Anjos expulsavam com seus cânticos as  más energias que insistiam em tomar posse dele. Fizeram-no forte. Assim iluminado fez a sua travessia.

10/03/2018 – sábado -20:27

Palavra do dia: Pimenta

Apertando contra o seu colo, pimentas: pimenta docê e pimenta ardida. Sabia que ele gostava delas. Pensou em usar aquele vestido vermelho e colocar na vitrola aquela canção que ele  apreciava. Seria mesmo assim, ela abriria a porta e caia nos braços dele. As rosas vermelhas tomariam lugar junto aos dois na mesa de jantar; Depois de pimentas e canções, a paixão explodindo dos corações e uma noite toda pro amor; O amanhecer viria novamente pra separar os dois.

11/03/2018 – domingo -22h48

Palavra do dia: Vida

A vida se revela assim para ela agora, dias eternamente iguais, sem noção de nada, de quem ela é, de quem são seus entes amados. Algumas palavras desconexas que sai de sua boca alguma coisa que a gente procura no fundo dos seus olhos e aquela vontade de num abraço profundo trazê-la de volta a razão. Mas a gente percebe dia a dia ela definhando pouco a pouco; Todo dia uma despedida. Triste ver alguém tão próximo deixar assim a vida.


12/03/2018 – segunda-feira – 09:06


Palavra do dia: Vida

Bem no despertar da vida, quando a paixão pelos brinquedos  inda existia, um olhar verde de menina, veio devagar inundando seu coração de amor. Menino ainda, buscava nas canções palavras que traduzissem aquele sentimento que brotara nele.  Bastava ficar olhando pela janela  aquele caminhar que passava todo dia por ele. Um amor de menino que se perdeu nas mãos do destino no seu caminhar pelo mundo.

12/03/2018 – segunda-feira -09h35


Palavra do dia: Vida

Estava nos seus vinte anos. Agora a vida era por sua conta e risco. Aquela metrópole o assustou ao descer do trem. Caminhou ruas e ruas, fez morada em diversos  corações . Sentia falta de casa. Praticamente adotou uma família como sua. Ganhou amizade, confiança amor. Aos 27 entre abraços e lagrimas nos olhos tal como deixou sua casa, guardou bem guardado no cantinho do coração aqueles tão queridos amigos. A roda gigante da vida o levava de volta pra casa entre sorrisos de felicidade e lagrimas de saudades;

12/03/2018 – segunda-feira -22h58

Palavra do dia: Xale

Estendeu o xale no chão. Aconchegou seu colo no peito de Tom. Podia ouvir-lhe as batidas aceleradas do coração. Um céu de estrelas estava perfeito para aquele momento esperado. A relva macia e refrescante os acolheria, única testemunha ao lado da lua que se refletia nos olhares resplandecente de desejos. As mãos desvendando caminhos ente um carinho e outro. E tudo começou com um longo beijo.


13/03/2018   - terça – feira -17:53


Palavra do dia: Xale

O carteiro insistia no portão. Um embrulho sem remetente, mas o destinatário era realmente ela: Gabriele Vondani. Já na sala de estar abriu curiosa o pacote: Um xale  e um bilhete escrito assim: “Especialmente pra você “.. Não era de todo feio, não deu muita importância, jogou-o pro lado e foi pros seus afazeres. Lembrou-se dele somente depois da meia noite. Voltou à sala, colocou-o nos ombros e foi defronte ao espelho. Um trovão estrondou na noite escura, um relâmpago iluminou toda a sala, o xale num segundo envolveu todo o seu corpo e a jogou pra dentro do espelho.


13/03/2018 – terça- feira – 18:13
    

Palavra do dia: Parafuso

 Uma linda porca rechonchuda não encontrava o seu parafuso. Muitos apareciam pelo seu caminho,  mas não batia, não encaixava. As outras porcas suas amigas iam seguindo felizes enquanto ela ficava ali na caixa de ferramentas a espera do seu amado. Chegou a pensar que  jamais apareceria a tampa pra sua panela, quer dizer , o parafuso que a completaria. Um certo dia de primavera, jardim florido e perfumado eis que surgiu o seu amado. Um parafuso perfeito, esbelto, perfumado. E ali naquele portão de acesso ao jardim selaram a sua união e foram felizes para sempre.

14/03/2018 -      quarta- feira -17:56


Palavra do dia: Loucura

Ninguém acreditaria se contasse  por isso ele ficou calado. Uma loucura diriam,. Fanático, lunático e tantos outros adjetivos certamente seriam dirigidos a ele. Mas ele registrou tudo, tudo bem guardado.. Aquela noite escura, aquela nave desconhecida, aquele ser verdinho, aquela experiência incrível duma rápida viagem espacial. Uma experiência e tanto. Até colherem o sêmen dele. Ah! Isso não foi muito agradável não. Melhor ter ficado calado. Que loucura! Que loucura!
15/03/2018  -quinta-feira- 23:55

.
Palavra do dia: Loucura

Cuspir da janela, pular na cama. Cuspir da janela, pular na cama. Que loucura, que mania mais besta todo dia fazendo isso. Mas era um tique impossível de e controlar. Até que um dia confundiu tudo.  Cuspiu na cama e pulou da janela

15/03/2018 – quinta-feira -23:58


Palavra do dia: Apelido

Conheci um menino, no tempo escolar, que ele tinha voz e gestos tão femininos que  aqueles que gostam de tirar uma na cabeça de todo mundo puseram apelido nele de Wanderleia. O menino mal aparecia no portão da escola e aqueles gozadores já começavam a escarnecê-lo. Ele era muito perseguido pelas maneiras que tinha. Se hoje ainda existe tanto preconceito  a esse respeito, imagine naquele tempo.  Coitado! Não tinha nem o direito de ser como era.

16/03/2018 – sexta-feira – 17:24


Palavra do dia: apelido

Não gosto de apelidos, qualquer eu seja. Se  temos um nome que nos é dado ao nascer porque apelidos, principalmente porque muitos surgem com o intuito de derrubar a auto estima das pessoas.

16/03/2018 – sexta-feira : 20:02


Palavra dia : apelido

João também era conhecido como Joao Rojão, ou simplesmente  Rojão. Era esse seu apelido. Qualquer coisa de errado que acontecia, a culpa era do Rojão; No trabalho, na faculdade, na roda de amigos. Tudo por causa daquele episodio na casa da namorada. Um mal estar, um pum e pronto.  O pior é que ele veio acompanhado. Aí então foi que a coisa ficou sem solução.

16/03/2018- sexta-feira  -  22:13

 Palavra do dia: Ronco

O mesmo que suspirava em seus ouvidos, agora ali a seu lado dormindo pesado. Um ronco ensurdecedor que não a deixava  dormir. Em principio teve vontade de  fazê-lo acordar, mas como não tinha jeito mesmo, preferiu  ficar pensando naqueles velhos e doces momentos de suspiros e gemidos.

17/03/2018 – sábado – 17:36

Palavra do dia: verbo

O verbo amar hoje ainda  tão mal empregado. Amam-se, matam-se. Ele a amava mais que tudo, pelo menos é assim que encarava o seu sentimento. Queria  dominar todas as vontades, todos os desejos, controlar todos os passos. Tinha ciúmes de tudo, dos sorrisos, dos pensamentos dela, dos olhares, dos amigos. Crescendo isso dia a dia, aquele sentimento de posse estava deixando-o transtornado. Uma tarde  ele a viu conversar com um antigo namorado, uma conversa atoa de velhos conhecidos, mas ele não quis explicação, não quis conversa, matou-a.

18/03/2018 – domingo - 12:27


Palavra do dia: Verbo

Era uma vez dois verbos:  Amar e odiar que andavam sempre em pé de guerra. O verbo odiar queria a todo o tempo se infiltrar e acabar de vez com o verbo amar. O anjo da paz  esperava o momento dessa contenda acabar  e o amor vencer este terrível sentimento que propagava o verbo odiar. A Dona  Sabedoria ia devagar salpicando amor naquele coração  duro do verbo odiar. Depois de muito sol e muita lua o amor venceu, os homens acabaram com todas as disputas e diferenças. E naquele novo mundo que surgiu, reinaram para sempre juntos a Sabedoria, a Paz e o Amor.

18/03/2018 – domingo  - 17:01


Palavra do dia: Zarabatana

Teçá era linda, a flor da aldeia. Seu coração, entretanto, não pulsava por nenhum dos seus. Certa vez num pequeno rio viu de longe um índio de outra tribo se banhando. Nas margens apenas a sua zarabatana. Tomou aquele instrumento nas mãos e ficou a distancia vendo  todos os detalhes daquele banho, sonhando em cair nos braços do desconhecido. Nunca mais o viu. Saindo sempre pela mata esperava encontrar novamente aquele índio e sua zarabatana. O amor finalmente havia se infiltrado em seu coração.

19/03/2018 –segunda-feira -08:33


Palavra do dia: Zarabatana

Ela entrou sorrateiramente na oca do seu amado. Ele dormia profundamente. Ela tomou a zarabatana dele nas mãos e levou-a  aos lábios. Assim podia sentir o calor do hálito dele . Ninguém poderia  saber de sua paixão. Somente aquela zarabatana naquele momento saberia de seu amor. E se a esposa dele adentrasse, como ela explicaria sua presença ali e ainda com aquela arma na mão. Aquietou-se, deu mais um beijo naquele objeto mortal e saiu de mansinho; Ele deu um longo suspiro e a zarabatana voltou pro seu cantinho.

19/03/2018 – segunda-feira -14:04


Palavra do dia: Concurso

A mais linda ave da floresta, este era o concurso. As garças eram as mais convencidas. O jurii era composto do rei leão, do macaco Irado e do gavião. Todas desfilaram lindamente. A raposa de prontidão. A mais linda seria seu jantar daquele dia. O Rei leão esperto percebeu a manobra da dita cuja  e decretou a sua prisão. A raposa jantou uma bela decepção.
20/03/2018 – terça-feira -08:00

Palavra do dia: Concurso

Estava aberto o concurso: A mais linda ave da floresta. As garças convencidas se achavam favoritas. O júri: Rei leão, macaco Irado e o gavião. A raposa nas sombras sonhava  jantar a vencedora. O rei leão percebendo tudo , decretou sua prisão. A raposa jantou uma bela decepção.
20/03/2018 – terça-feira -08:10


Palavra do dia: concurso

Palco armado. Chegaram concorrentes pro concurso, de todo lado. O mais feio ganharia um dia todo com a rainha da cidade. E como vieram jovens feios. Eleito o  pior, a rainha foi cumprir a promessa. Teria que dar um longo beijo pra começar. E não é que com o beijo o feio virou um príncipe encantado!
20/03/2018 – terça-feira - 14:15


Palavra do dia: Regra

A regra ali era a seguinte, ou entrava no esquema ou morria. E quando entrava não podia sair mais. Assim ele driblou a policia por anos. Um dia cansado da marginalidade quis sair desta roda viva. Lotou o carro com a família e os cacarecos. Na descida da serra os freios falharam ..

21/03/2018 – quarta-feira -08:06


Palavra do dia: Regra

O carro descendo a serra a mercê da própria sorte.  O freio, os freios, gritava. As crianças no banco de trás em estado de choque. Uma força superior parou o carro justamente quando ele ia cair num precipício. Estava em débito com a regra da facção. Desceu do carro com a família e juntos o empurraram barranco abaixo em direção ao mar
21 de março de 2018 – terça-feira – 17:14

Palavra do dia: Preconceito

Olharam-no com desdém dos pés à cabeça.  Pelos cantos confabulavam: “ Imagine, esse pobretão agora vir frequentar a nossa escola, vamos tornar a vida dele insuportável. Ele que volte pra comunidade de onde veio”.  Tanto preconceito assim por causa de sua condição social e por sua cor. Quanta falta  de amor!

22 de março de 2018 às 13:42


 Palavra do dia : Justiça

La estava ele a mercê da justiça popular. O imperador  já lavando as mãos deixou que o povo decidisse. E o povo como sempre na historia acontece decide pelo lado errado: Condenaram Jesus, libertaram  Barrabás.

23 de março de 2018 às 20:24


Palavra do dia: Artigo

Noite mal dormida. Levantou esfomeada naquele dia. Devorou rapidamente o café da manhã  e as palavras do jornal. Havia um artigo ali que lhe chamara muito a atenção: Meu Deus, o meu cão. Acharam o meu cão. Saiu correndo da mesa,  tropeçando nos moveis pra ir em busca do seu amigo fiel.

24/03/2018 – sábado – 19:32




Palavra do dia : Artigo
 Bendito artigo do jornal, lá estava o cão naquele cercado de tela. Veio todo garboso pra casa no banco da frente. Ele era a companhia dos seus dias frios. Sozinha  na vida, com uma débil saúde, naquela grande cidade só tinha o cão como seu maior afeto, Seu melhor amigo.

24/03/2018 – sábado -20:48


Palavra do dia: Artigo

A preposição  a precisava urgentemente se casar. Ela procurou tanto, mas só se interessou pelo artigo “o”. É claro que poderia muito bem ter outras escolhas, mas naquela frase apaixonou-se de vez pelo tal artigo. Depois de uma linda combinação  foram felizes para sempre

24/03/2018- sábado – 21:12

Palavra do dia: traição

Depois daquela traição, nada mais importava. Colocou seus pedaços dentro do peito e saiu pelo mundo. Queria esquecer, mas com o peito magoado, impossível seria..  Até que um dia, fechou as páginas amarelas do passado, liberto e mais aliviado, viu-se novamente flechado   pelo amor.

25/03/2018 – domingo -14:41

Palavra do dia: Traição

Ele que esperasse, sua hora chegaria. Ele haveria de sentir o gostinho da traição. Assim pensando, a mulher colocou um anuncio assim: Procura-se um amor pra uma noite. Deu um nome falso e logo apareceram mil candidatos. Escolheu um e foi. Marcaram num motelzinho afastado. Cada um iria com seu carro. Ele chegou. Estava tudo na penumbra. Já foram trocando beijos quentes. Quando tudo terminou acenderam as luzes.  O tiro havia saído pela culatra. Ali na sua frente o marido que ela pretendia trair.

25/03/2018 – domingo  -18:41

Palavra do dia: Traição

Traidores. Ele estava todo dia lá, mais assíduo impossível. Ele que só queria ver aquele projeto triunfar. Na sua presença era só tapinha nas costas e sorrisos escancarados.  Quanta traição! Pelas suas costas procuravam todo tipo de coisa pra que ele fosse dispensado. Difícil pisar num terreno assim, mas aquela foi a realidade que teve que conviver por muitos anos.

25/03/2018 – domingo -23:54


Palavra do dia: Joelho

Madrugada, céu de reluzentes estrelas. Raios de luar banhados de sereno adentrando a janela escancarada. Um corpo jovem ainda, um pouco debilitada, em alvos lençóis envolvida, delirava. Ali a seu lado, joelhos dobrados, alguém rezava pedindo a cura, a salvação pra aquela alma cansada.

26/03/2018 – segunda-feira – 14:43

Palavra do dia:  Escudo

Viu-se adentrando naquele barco ao lado de outras pessoas taciturnas. Era a travessia. Um  ou outro  era tragado pro mar sem nenhum aviso. Lembrou-se de orar, tomou o salmo 23 como escudo. Só assim resistiria a viagem. Despertou antes de cruzar o portal de luz que lhe daria passagem.

27/03/2018 – terça-feira -19:39



Palavra do dia: Escudo


Deparou-se de repente com aquele barco ancorado. Viu-se embarcando ao lado de outras pessoas taciturnas. A viagem começara. Do mar emergiam e submergiam pessoas pedindo socorro. Uma ou outra  do barco era tragada sem nenhum aviso. Lembrou-se de orar, tomou o salmo 23 como escudo. O barco ficara totalmente vazio. Só ela resistira a viagem. Portais de luzes  abriam-se dando-lhe passagem.

27/03/2018 – terça-feira -19:39


Palavra do dia: Certeza

Não tinha certeza de mais  nada. Colocou duas balas, girou o tambor, colocou o revolver na boca. Por instantes  aquela frase ressoava em seus ouvidos. Sem esperanças de viver, era morrer ou morrer. O diagnostico era fatal. Deixaria a sorte escolher se era agora. Fechou os  olhos e apertou o gatilho.

28/063/2018 – quarta-feira -17:02

Palavra do dia :  Certeza

Certeza ele não vir para a estreia. Ela suspirou aliviada, não se sentia confortável em  fazer aquela cena erótica com ele presente. Sabia do seu sofrimento por ciúmes. Final do espetáculo, luzes acesas. Ela teve um choque ao vê-lo na plateia com lágrimas nos olhos.

28/03/2018 – quarta-feira -22:21


Palavra do dia: Cruz

Ele jurava a todos que estava vendo no céu uma cruz iluminada, mas ninguém acreditava nele. Geralmente era despertado  nas madrugada s  e era impelido a sair fora  de casa. Dai tudo começava. Primeiro um pontinho de luz que aos poucos ia crescendo, de cores variadas ate formar uma linda cruz. Era o apocalipse dizia>.

29/03/2018 – quinta-feira  - 16:30

Palavra do dia : Cruz

Despertou assustado. Podia ver pela janela aberta uma luz muito forte iluminando seu quintal. Em sua mente uma voz lhe dava comandos pra que saísse lá fora. Uma linda nave em forma de  cruz o atraia pra dentro dela. Era o resgate final. Só não sabia se ele era o trigo ou o joio sendo cortado.

29/03/2018 – quinta-feira – 17:07


Palavra do dia:  Cálice

Calar-se em certos momentos é mister. Assim pensava, mas seu cálice estava já transbordando, então ele rasgou o verbo e colocou todos os pingos nos is como deveria ser. Arranjou desafetos, mas sentiu-se livre, leve e pode voar novamente com aquela sensação deliciosa de paz fluindo de dentro dele.

30/03/2018  - sexta-feira – 17:20








Palavra do dia: Bullying



-Chaminé, chaminé!
A molecada gritava quando ela passava. Essa era a realidade daquela menina pobre e negra. Discriminada desde os tempos do grupo escolar. Uma dor que deve ter levado pro resto da vida. Infelizmente no mundo, ainda hoje persiste essa falta de amor. Bullying não é brincadeira.

01/04/2018- domingo -21:28


Palavra do dia: Bullying

A corda já amarrada no pergolado do jardim de inverno, em cima de cadeira, ele a colocou no pescoço  enquanto uma  turba dantesca gritava em sua cabeça: Veadinho, bicha louca e outros adjetivos afins. Fechou os olhos e de um salto calou pra sempre todas aquelas vozes que ecoavam dentro dele. Bullying  não é brincadeira.

02/04/2018 -  segunda-feira  -19:10


Palavra do dia: Sonho

A nau do sonho ancorou nos seus primeiros suspiros de vida. Já a bordo velejou no transcorrer dos dias: Infância repleta de magia mesmo na humilde pobreza que vivia e  a juventude de amores costurando poesias. Depois fincou raízes, semente   e hoje colhe flores pra enfeitar o inverno dos seus dias.

03/04/2018- terça-feira – 18:29




Palavra do dia: Relógio

 O relógio avançava sem piedade, depois de uma noite de tristeza já era hora de partir. Os olhos dele diziam tantas coisas. Os olhos dela  tentavam ler palavras que ele não dizia. Madrugada já ia embora. Ofegante ele foi se desligando aos poucos. Após meses e meses de luta, finalmente ele descansou.

04/04/2018- quarta-feira -19:10


Palavra do dia:  Votação

Votação terminada. Os bichos da floresta decidiram por unanimidade  caçar o rei Leão, uma vez que o imposto  de renda o havia contratado para depenas os contribuintes. Ele que ficasse na civilização. Este mundo dos humanos esta perdido mesmo.

05/04/2018 –quinta-feira -13:09


Palavra do dia: Votação

Decidiram pela não votação, já que havia muita briga entre os concorrentes. Um dizia ser melhor que o outro. Ficou decidido então que seria nomeado pra toma conta do sino de ouro da igreja, o pássaro que tivesse o canto mais belo que o som do sino. Ainda hoje continua a sinfonia.

05/04/2018 –quinta-feira -13:53




Palavra do dia: cerveja

Entre uma cerveja e outra, ficaram ali naquela  mesa de bar, recordando os velhos anos dourados. Eram jovens e sonhadores. Os anos 70 foram o palco daquela amizade:  trabalho, cursinhos de faculdade, Hélio Ribeiro no radio, macarronada aos domingos, peladas na serraria. Uma amizade pra eternidade.

06/04/2018- sexta-feira -14:55

Palavra do dia: Prisão

Estava apaixonado, de algemas e tudo naquela prisão deliciosa de amar. Todos os seus momentos eram pra ela. Eram sonhos,  eram retratos, eram mensagens no celular. Uma paixão vinte e quatro horas no ar. Totalmente de quatro. Coisas que só o coração pode explicar.

07/04/2018 – sábado – 19:25


Palavra do dia: Bagulho

Pegou todo o bagulho que tinha, coube numa mochila. Ali estava a sua casa, a sua vida, depois abriu a porta e desapareceu no ar feito uma brisa suave. Os armários que ficaram pra trás, pra ele pareciam vazios. Tinha que buscar os seus pertences embora não fosse precisar mais deles.

08/04/2018 – domingo -11:57


Palavra do dia: Bagulho

Viu-se despido da roupa usual. Agora era hora de encarar todos aqueles bagulhos que tinha na cabeça. Tribunal da mente. Um filme foi passando e de repente viu-se cara a cara com toda a sua historia. O bem, o mal, o arrependimento.

08/04/2018 – domingo- 23:42




Palavra do dia: Telhado

Meu pai fincou um telhado naquele pedaço de chão, cercado de muitas paredes, carinho, amor e proteção. Ali vi passar temporais, chuva mansa e meus sonhos de criança crescendo cada vez mais. Logo, logo, rapaz, parti. Deixei lá meu coração, meu pai, minha mãe e irmãs; Depois de tanta saudade, da grande cidade voltei.

09/04/2018- segunda feira- 10:40


Palavra do dia:- Amargura

Os filhos voaram. Ninho vazio, quartos solitários, apenas os risos estampados nas lembranças do passado. Ficaram somente os retratos .O tempo voltando no momento que sonhamos com tudo aquilo de novo nos traz uma doce amargura. Um sentimento profundo. Saudades.

10/04/2018 – terça-feira -12:58


Palavra do dia: Dedo


Colocou o dedo em riste no nariz dele e começou a desfilar as mágoas que estava  sufocando-lhe a paz. O s olhos dele começaram a lacrimejar e  assim foi desmontando no chão sem ao menos pronunciar uma palavra. Aquela culpa não lhe cabia. Um mal entendido  pra acabar com aquele amor.

11/04/2018 –quarta-feira-  09:22



Palavra do dia: Inverno

Nas primaveras da vida, eu quis uma flor que no jardim desabrochava; uma rosa aveludada, doce menina, por quem minha alma apaixonada sofreu, mas que cravou espinhos dentro do meu peito e depois no mundo se perdeu. Tempos de inverno, findou-se a espera, jardins, flores, primaveras.

12/04/2018 –quinta-feira -16:09


Palavra do dia: Imagem- Mãos – Martelo

O amor, a igualdade, a compaixão e a caridade, tudo isso nos foi ensinado pelo mestre maior da  humanidade e  em  troca ele só recebeu escarnio, traição, sofrimento e até a morte. Hoje não é diferente, todos esses sentimentos continuam sendo crucificados e não existem na maioria dos corações viventes.

13/04/2018- sexta-feira -08:30


Palavra do dia: Resultado

Antes até que tudo era saudável.  Ficava só aquela zuação quando o time do outro perdia. Mas afora  alguma torcida organizada, o resto do pessoal que frequentava estádios, agiam normalmente. Não havia muitos embates.  Hoje por qualquer picuinha  temos  brigas até nas redes sociais. Resultado, intolerância pra todo lado.

14/04/2018 – sábado -17:16



Palavra do dia:  Resultado

Ali na janela debruçava-se todos os dias naquela inútil espera. Olhar perdido na estrada. Pusera uma carta no correio há dias na vila próxima e esperava o resultado. Será que ele viria: Os lençóis estavam perfumados,  a mais linda camisola reservada e todo aquele amor dentro do peito explodindo em desejos.

14/04/2018 –sábado -18:10


Palavra do dia: Luneta


Caminhava distraído pela estrada quando tropeçou numa luneta. Curioso, levou-a aos olhos. Era a chave pra um portal. O mundo que lhe estampava pela frente era maravilhoso. Vislumbrou amor em todos os gestos e olhares, por todos os cantos e lugares. De repente a luneta explodiu e ele acordou.

15/04/2019 –domingo -19:20


Palavra do dia: Música


Ele caminhou até o canto do quarto e ligou o som. Os olhos dela começaram a brilhar de felicidade. A  música de Tom Jobim inundou o ambiente. Ela baixinho cantarolava junto; “ Eu sei que vou te amar, por toda a minha  eu vou te amar”  E foi assim até seu último suspiro

16/04/2018 – segunda-feira -  14:24


Palavra do dia: Música


Tomou-a nos braços e saíram  valsando pelo salão. Os olhares se cruzam, os corações se agitam e  as bocas se procuram. A música linda os levou por segundos pra muito além daquele salão. De repente alguém a toma de suas mãos. Terminada a canção, termina também, aquela doce ilusão;

16/04/2018- segunda –feira – 16:27


Palavra do dia: Música


Dança comigo morena. Vem, vamos nas asas desta  canção deixar nossos passos. Vem pros meus braços minha  doce pequena. Escuta o que diz essa música e me diz como não ser feliz, estando comigo aqui, agora. Hoje eu vim pro passado, especialmente pra estar ao seu lado e dançar com você.

16/04/2018- segunda-feira -16:38


Palavra do dia: Vento

Assoprei no vento meu poema pra que ele pudesse ser levado pra todos os cantos. Esse meu canto, semente pra renascer sentimentos de paz e amor. Assoprei aos céus meus versos, pra que fossem vertidos em chuva de bênçãos pros corações incertos na lida da vida.

17/04/2018- terça-feira – 08:07


Palavra do dia: Demência

Didi,  minha doce irmã mais velha, assim eu a chamava, criança que era. Ali na varanda ela me deitava no parapeito, naquela antiga brincadeira de  serra serra. Hoje na sua quase demência, tão frágil, quase não anda, nem fala, nem me reconhece. É triste vê-la neste estado, aos poucos o Alzheimer a leva.

18/04/2018 –quarta-feira -09:07


Palavra do dia: Bola

Uma bola mais linda que a outra, um colorido mágico, de sua canequinha, do seu canudo pro mundo. Um sopro e pronto. Como naves espaciais, saem pelo ar afora, uma, duas, dezenas. Os seus olhinhos acompanham o trajeto delas que ao ganhar espaço vão-se explodindo como se ganhassem outra dimensão.

19/04/2018 – quinta-feira -23:43


Palavra do dia:  Injeção

A mamãe pediu, foram em quatro buscar a injeção pra ela. Conseguiriam trazê-la mesmo nas costas.  Não tinham outra opção. Driblaram as enfermeiras, pegaram a seringa, que por sorte já estava com o medicamento. Mamãe haveria de se salvar. Chegaram tarde à toca, pois ela já estava morta. Pobrezinhos!


20/04/2018 – sexta-feira -  10:10


Palavra do dia: Injeção


Pediu aos céus um antídoto pra curar-se daquele amor, uma injeção qualquer, pra poder finalmente dizer a ela, “ Já posso viver sem você” sem toda aquela paixão, sem todo aquele furor que lhe fazia pulsar forte o coração.



 20/04/2018 – sexta-feira – 10:38


Palavra do dia: Injeção

Tomou aquela seringa na mão, estava decidido, viver assim não tinha mais sentido; Era  incapaz de viver na solidão. Sem ela, só restava esta janela, esta  saída. Fechou os olhos, aplicou o veneno nas veias. Era o fim. No celular chegava uma mensagem dela: Volta pra mim.


20/04/2018- sexta-feira – 10:41

Palavra do dia: injeção

Melhor que a dor, a injeção. Liquido adentrando nas veias. Uma picada de nada, um beliscão. Como uma chama de amor que incendeia, Todo um calor que sobe à face, Um doce  torpor que invade. Mas vale a pena, lute ,é a vida que te acena.



20/04/2018 –sexta –feira – 12:56





Palavra do dia:-  Chicote

O chicote estava ali próximo a soleira da porta de saída da casa, como se fosse um calado aviso. Sai que você apanha. E ela ficava sonhando com a vida la fora. Queria ver as borboletas no jardim, a fonte jorrando água colorida na praça, mas o chicote ficava ali, lembrando sua condição de prisioneira.

21/04/2018 – sábado -17:36





Palavra do dia: chicote

O chicote estava ali, próximo à soleira da porta de saída da casa, como se fosse um calado aviso: Saia e você apanha. E ela ficava sonhando com a vida lá fora, queria ver as borboletas no jardim, a fonte jorrando agua na praça, mas o chicote ficava ali, lembrando sua condição de prisioneira.


21/04/2018 – sábado -17:36




Palavra do dia: Matusquela



Aquele Matusquela a olhava dum modo, que ela perdia todo rebolado. Um dia passou a o seu lado e deu um suspiro, um sopro como nunca ninguém ha via lhe dado. Mesmo naquele jeito adoidado ele tinha algo que aos poucos fez  uma paixão ser despertada. Não teve jeito, ficou apaixonada.



22/04/2018 -  domingo – 20:40





Palavra do dia: Feitiço



Encontrou um emaranhado de cabelos e velas no portão de sua casa. Começou a sentir energias negativas a partir de então. As coisas começaram a andar de mal a pior, Havia algum feitiço  feito com aquele material, pra si e pros seus. Apegou-se a rezas, orações e benzimentos. Só assim venceu.





23/04/2018 – segunda-feira – 20:24



Palavra do dia: Algodão



Céu azul, nuvens de algodão, flores espalhadas pelo chão. Primavera. Depois de uma longa espera dispara coração. O amor explode e de verso em verso constrói o lençol, colore de rimas  e deita  a poesia. Naquela magia, ela, a musa, a flor ali realiza sua ânsia de amor.



24/04/2018 – terça-feira -17:43





Palavra do dia: Rua

Fui te buscar no antigamente, chegando lá encontrei primaveras, Minhas primaveras e as suas. Tantas flores espalhadas pelas ruas, tantas emoções em cada esquina, você inda quase menina, nem me reconheci. O coração aos sobressaltos, meus sonhos espalhados pelo asfalto, como pedrinhas formando calçadas, tudo lá estampado, um álbum de retratos do nosso passado.


25/04/2018 – quarta-feira – 19:40




Palavra do dia: Ignorância



Ignorância a minha. Você podia muito bem ir sozinha. Mas eu te queria ao meu lado. Foi um pretexto tolo dum apaixonado.  Era só uma viagem. Mas eu não tive coragem de encarar. Ficar sozinho. Batia uma insegurança. Dai aquela intemperança até você voltar.



26/04/2018 – quinta-feira – 11:40







Palavra do dia: Janela





Uma calma infinita inundou- lhe  a  alma. Sentia que terminara seus momentos de solidão. Ali estavam todos os seus antigos afetos. Desprendeu-se lentamente, deixou o leito e foi se juntar aquelas luzes alvas que tanta paz trazia ao seu coração e que entravam pelas frestas da janela.





27/04/2018 – sexta-feira – 11:24





Palavra do dia: Janela



Nas janelas dos  olhos dela, ele buscou aquela alma apaixonada. Debruçada,  deixava-se envolver naquele olhar e  se  entregou de prontidão pra aquele amor que se achegava. Tudo era apenas um botão. Desabrochou mas com o tempo, o vento também levou.



27/04/2018 – sexta-feira – 17:33





Palavra do dia: Confissão





A carta que escrevi pra falar de amor, confissão dum sentimento , quando voltou e abri, procurei disfarçar no momento o que senti. Foi por dentro que ficou tristeza, por fora mostrei um riso, uma expressão sem sentido de felicidade. Dai papel e pena pra retratar a dor num poema.





28/04/2018 – sábado - 00:54 




Palavra do dia: Guitarra




Já estava acostumada, toda noite aquele som de guitarra. Era como uma serenata, cada canção que lhe tocava cada vez mais forte o coração. Ficava imaginando aquelas mãos dedilhando as cordas, aquela voz aveludada. Jamais imaginaria que amor pudesse vir numa canção entrando pela janela. Estava perdidamente apaixonada.







29/04/2018 – domingo- 17:50



Palavra do dia; Declaração



Ensaiou anos pra fazer uma declaração de amor a ela. Não que não tivesse declarado através de gestos, olhares, toques e outras coisas mais. Certamente ela deve ter percebido, mas como não queria dar falsas esperanças fingiu não perceber. O mais difícil, entretanto foi tentar esquecer.





30/04/2018- segunda-feira – 11:56



Palavra do dia: Trabalho





Cedinho casa trabalho,  não posso perder o dia ,  me acorda cedo Maria, olho vivo no horário.

Quando rezar teu rosário, me  encomenda aos seus arcanjos,   mas também a todos santos.

Meu trabalho, meu sustento, muito amor nele acrescento, pois outro igual não arranjo.





01/05/2018 – terça-feira -21:14





Palavra do dia: Futebol



A garotada chegava pra aula de educação física. O professor assim que chegava, já determinava: três voltas ao redor do quarteirão da escola e depois futebol. Os times eram formados, Júlio, como não tinha muita agilidade, era sempre o ultimo a ser escolhido. Isso  tudo o deixava bem triste.



02/05/2018 – quarta-feira -12:50

Palavra do dia: Decepção



Precisava urgentemente tirar aquilo da cabeça. Aquela decepção poderia acabar com todo o romance. Ela não estava agindo de acordo com o que demonstrara ser até então. Seria coisas de momento. Por que ela estava assim tão fria, tão sem compaixão dizendo aquelas  ríspidas palavras.



03/05/2018 – quinta-feira -10:17





Palavra do dia: Gororoba



Qualquer que fosse a receita era gororoba. Era um jeito carinhoso de se referir aquele manjar dos deuses. Saudades de tudo minha mãe. Hoje quatro de maio, seu aniversario, quisera estivesse entre nós ainda, com todo aquele jeito carinhoso pra tudo, mas você está ao lado de Deus.



04/05/2018- sexa-feira – 13:40





Palavra do dia: Obsessão



Ela não suportava mais aquela relação. Ele estava se tornando perigoso e inconveniente. De repente começara a implicar com tudo, com quem ela conversava, aonde ia, o que fazia. Ligava o tempo todo,  mesmo no trabalho não lhe dava trégua.  Aquele ciúme doentio ja se tornara uma obsessão.



05/05/2018- sábado – 22:43







Palavra do dia: baile





Procurava o seu olhar enquanto aquela canção tornava o salão revestido de encantamento. Seu corpo ali junto ao meu, e  o meu amor explodindo no coração. Talvez fosse a ultima melodia, não eu não ia conseguir. Mal sabia eu que em nenhum outro baile também eu  iria te dizer da minha paixão.



06/05/2018 – domingo -23:24





Palavra do dia: Folha



Uma folha de papel dobrada debaixo da porta, curioso o rapaz pegou , abriu e começou a ler. Era um  bilhete de despedida: Quando você estiver lendo isso, já terei partido. Atravessou a rua correndo e entrou na casa do amigo. O bolo já estava sendo servido.


07/05/2018 – segunda-feira  - 20:15




Palavra do dia: profissão



Aos 20 anos  ele viu-se no mundo em busca de uma profissão. Um abraço, uma pequena mochila nas costas, alguns trocados e um trem o levando pra cidade grande. Em principio aquele quase menino  ficou assustado com tanta grandiosidade, depois, aos poucos foi se adaptando.





08/05/2018-  terça-feira – 23:15





Palavra do dia: Encontro



Foi chegando de mansinho, saudades loucas, não tinha marcado encontro,  foi algo tão rápido, tão inesperada aquela viagem, mas tinha certeza que a encontraria ali. Quando ela partiu, no ultimo abraço, lhe prometera que estaria esperando por ele. Finalmente, juntos para sempre.



09/05/2018 – quarta-feira – 09:57





Palavra do dia: chinelo





Princesa e pé de chinelo, amor sem castelo, um casebre na colina, prateada luz da lua, ouro só na luz do sol. De dote eterna paixão, tesão que nunca se acaba. Tudo somente ilusão.



10/05/2018 –quinta-feira- 10:07





Palavra do dia: Decadência





Estava em decadência na vida profissional. A empresa doidinha pra mandá-lo embora. Mais dia, menos dia acabou voltando cedo pra casa. A vida não estava bem, contas acumuladas, aluguel atrasado e agora desempregado. Deixou tudo pra trás e foi passar uma temporada  com os pais no interior.







11/05/2018 – sexta-feira – 16:20





Palavra do dia: pescoço



Aconchegou sua cabeça naquele peito que se oferecia. Um friozinho eriçou-lhe os pelos e foi arrepiando pescoço abaixo..  A música ia conduzindo-lhe os passos. Estava completamente desarmada. A voz rouca sussurrava coisas em seus ouvidos. Era pegar ou largar. A noite apenas começava.



12/05/2018 – sábado – 14:32



Palavra do dia: filho



Filho, onde esteve?

A mãe sorrindo estendeu os braços. Naquele abraço deixou todas as saudades verterem-se em lagrimas de felicidade, depois o deitou no colo feito criança  e  enquanto entoava aquela  velha cantiga de ninar , uma luz dulcíssima os envolvia com muita paz.



13/05/2018- domingo -16:24





Palavra do dia: Martelo



Estava tudo preparado. O quarto com aquela  meia luz envolvente, os lençóis perfumados, aquela música tocando ao fundo. Agora era esperar, conseguira marcar aquele encontro. Cansada de tantas cantadas, resolveu por fim naquela situação. O martelo aguardava o momento certo debaixo do travesseiro.





14/05/2018 – segunda-feira  - 16:56





Palavra do dia: Geladeira



Ela arrumou a mesa, apagou as luzes e colocou velas aqui e acolá. Em cima da geladeira colocou flores. Uma canção romântica, baixinho, preenchia  o ambiente. E esperou, esperou, esperou. Adormeceu sentada na cadeira. A meia noite ele chegou embriagado. Amorosamente o abraçou .Ele havia voltado.





15/05/2018-  terca-feira – 23:59





Palavra do dia: decisão



O médico diagnosticou morte cerebral. Agora estava em suas mãos, autorizar desligar ou não os  aparelhos, Difícil decisão pra um coração de pai. Entrou na capela do hospital e rezou por horas pedindo a Deus que o ajudasse naquele momento de desespero. Amanheceu; Ele  já havia decidido o que fazer.



16/05/2018 – quarta-feira – 11:10





Palavra do dia: Homofobia



Surraram o rapaz até a morte. Despiram-no, humilharam, fizeram as maiores barbáries. Depois jogaram o corpo no matagal. A policia começou as investigações na escola. Souberam ali que o rapaz era perseguido por muitos. Homofobia. Agora  era só achar os culpados pra aplicar a lei.



17/05/2018-  domingo – 20:05







Palavra do dia: Tempestade


Nas tempestades da vida, se o barco estiver à deriva, corre-se o risco de se perder a vida. Assim, quando se viu sem saida, aquela mulher quase naufragou  nos próprios problemas, não fosse anjos amigos  estenderem a mão com palavras e conselhos que a fizeram acertar a direção.



18/05/2018 – sexta-feira  00:10





Palavra do dia: Superstição



Ele não acreditava  em superstição, cantava isso a quatro cantos, mas por via das duvidas , nunca passava em baixo de escadas, detestava cruzar com gato preto na sexta-feira 13 e outra s coisas mais, imagine se acreditasse então.



19/05/2018 – sábado  - 13:12



Palavra do dia: Terrorista



Viu um movimento suspeito na casa do vizinho e ligou pra Policia. Todos terroristas, confidenciou pra mulher. Naquele tempo de ditadura, quem era enquadrado assim, podia perder até a vida., mesmo que inocente fosse.  Bastava uma acusação. Uma mal querência e pronto, como no caso em questão.



20/05/2018- domingo  -18:01



Palavra do dia: cofre



O que será que aquela viúva guardava naquele cofre. A empregada estava  curiosa e doida pra desvendar  aquele mistério.  Toda noite escutava sussurros, gritos e gemidos e depois de ouvir bater a porta do cofre, um sepulcral silencio. No amanhecer, no rosto estampado o prazer duma noite de orgia.





21/05/2018- segunda-feira – 19:26





Palavra do dia: Jogo



Segundo tempo, um jogo cheio de emoções, alegrias, tristezas. Talvez houvesse prorrogação, talvez não. O jogo também poderia terminar a qualquer instante, talvez na calada da noite, talvez nas aventuras de qualquer dia. Somente Deus, neste maravilhoso jogo da vida, pode determinar a hora da partida.



22/05/2018 – terça-feira- 17:56





Palavra do dia: Abacaxi



Mandou  um abacaxi pra ela, embrulhado com papel de presente e tudo. Também colocou uma linda faquinha toda trabalhada, tudo isso acompanhado dum bilhete perfumado  e  escrito mesmo assim:  “O abacaxi  é seu, pode descasca-lo” . Um problema entre eles que ninguém queria resolver.





23/05/2018- quarta-feira – 12:33



Palavra do dia: Carrapato



Tapete verde, céu de anil, lago encantado, perfeito cenário.  Coração aos saltos, amor explodindo nos olhos. Tudo perfeito, tudo exato. Na volta uma doce lembrança no corpo, dos afagos, dos beijos e também  um  rol de companheiros instalados: carrapatos.





24/05/2018 – quinta-feira- 08:54





Palavra do dia: Fé



Pela cura do seu filho, aquele homem, foi  à  pé  de sua cidade que ficava há mais de 100 quilômetros de distância até a Aparecida do norte. A sua fé  na santa era tanta, que ele venceu toda este percurso com um sorriso os lábios e uma luz divina no olhar.



25/05/2018  -sexta-feira -   23:15





Palavra do dia: Serrote



Escondam o lanche, la vem o serrote. A meninada dizia isso num tom de brincadeira. Era sempre assim quando o garoto se aproximava. Mas no final das contas todos  acabavam dividindo o lanche com ele.



26/05/2018 – sábado  -14:05





Palavra do dia: Botão



Apenas um botão, um botão pronto pra desabrochar. Um carinho, um beijo e aquela flor repleta de rubor em suas mãos, o coração palpitava nos dois, o momento era intenso. Depois. Ah! Depois aquela sensação pra se recordar. Um doce sabor, lembranças de amor.





27/05/2018 – domingo – 12:06



Palavra do dia: Surpresa





Recebeu naquela manhã aquele pacote todo embrulhado com papel vermelho   e sem remetente. Acordou assustada com a campainha tocando A noite tinha sido maravilhosa, uma loucura de amor com um vizinho casado.  Sua maior surpresa  foi deparar-se com sua calcinha dentro do pacote e um bilhete da mulher do vizinho: Me aguarde, você não perde por esperar.





28/05/2018- segunda –feira – 07:36



Palavra do dia: cacimba



Avidamente começaram a cavar a cacimba com as mãos mesmo. No rosto estampava-se o sofrimento daquela vida à mercê da seca. Água por ali era escassa. Caminhavam há muito tempo e a sede que sentiam os deixava fracos. Mas era preciso seguir adiante, sempre adiante.





29/05/2018- terça-feira -08:38









Palavra do dia: Festa



Nos natais passados era a maior festa. Éramos todos jovens. Tínhamos sonhos e paixões. Costurávamos esperanças em nossas vidas. Muitas coisas conseguimos realizar, outras não, mas o mais importante é que mesmo assim, conseguimos achar o caminho da felicidade.



30/05/2018 – quarta-feira -18:26



Palavra do dia: Misericórdia



O pobre senhor era maltratado pela filha. Já em avançada idade, ele sofria muito pela falta de atenção e carinho. Esse era o pagamento pela  dedicação  e amor que ele lhe oferecera  a  vida toda. A sua menina, a sua doce menina de olhos azuis e louros cabelos. O golpe de misericórdia foi quando naquela tarde ela a pretexto dum passeio o colocou num asilo.



31/05/2018 – quinta-feira -  22:05





Palavra do dia: Anel



Trouxe-lhe rosas, disse ele, exibindo um lindo buque  recheado de botões  vermelhos. Depois dum longo beijo, tirou do bolso uma caixinha pequena e delicada contendo um anel de noivado. Ela não esperava tão cedo este pedido, ficou tão surpresa e emocionada que acabou desmaiando em seus braços.



01/06/2018 – sexta-feira – 12:36






Palavra do dia: Programa

Ela ficou estática, na tela do computador, num site de garotos de programa, ali estava seu namorado Renato. Quem diria; Renato, todo certinho, sem vícios, religioso. Ela pegou o numero e ligou. Marcou encontro. Queria só ver a cara dele quando ficasse frente a frente com ela.



02/06/2018/ - sábado – 22:46



Palavra do dia: Ponte


Uns dizem ser túnel   a ponte que  nos liga  aqui e lá. Tomara que haja muita luz pra todos nesta passagem e que a chegada por lá seja repleta de bênçãos.  Os corações dos que ficam aqui mesmo saudosos, ficariam mais consolados.



03/06/2018 – domingo  - 13:34



 Palavra do dia:Acordo

Dois amigos fizeram um acordo, quem morresse primeiro viria buscar outro.  Quando um deles morreu o outro ficou morrendo de medo que o amigo viesse busca-lo. Volta e meia ouvia uma voz chamando pelo seu nome e nunca respondia “Já vou”, com medo de ir mesmo.



04/06/2018 – segunda –feira -23:10



Palavra do dia - tijolo

Minha casa ao pé da serra, encantos tem  você não vê ,
 Não tem tijolos nas paredes, não tem cama, só tem rede

Rio perto pra matar a sede, e saudades de você



05/06/2018- terça-feira -15h03




Palavra do dia- Afeição


Havia tanto carinho, tanta afeição naquela amizade pra todos naquela família, sem distinção. Desde o pai e mãe ate o gatinho Drulhinho. Uma amizade pra vida inteira. Guardados no fundo do coração, mesmo distante, tornam-se presentes em todos os momentos, nos ruins e nos bons.


06/06/2018- quarta-feira – 16h09



Palavra do dia – Remédio


Não havia remédio pra curar aquela dor de amor. Experimentara ouvir as mais lindas canções, reler as mais fascinantes historias, rever as mais românticas películas, tudo em vão, resolveu então arrancar aquele amor do seu coração.




07/06/2018- quinta-feira – 18h04





Palavra do dia - sapo


A dama na noite vazia olhava no céu a lua. Um sapo doido prum beijo, queria ouvir um desejo da boca daquela donzela. Em noite enluarada, a estrela fada madrinha se assim a moça o beijasse, poderia transformá-lo num lindo príncipe encantado, mas qual veio um vendaval e seu plano foi frustrado.


08/06/2018 – sexta-feira – 18H07






Palavra do dia: Arvore


 Subiram na casa da árvore. Ali s brinquedos espalhavam-se pelos seus poucos cômodos. Maria Eugenia sorria feliz, dali se divisava o mundo ao derredor e ali com ela todo o amor que ela queria naquele momento e que estaria com ela pelo resto da vida.




09/06/2018 -  sábado – 18:23



Palavra do dia: Cheiro

A chuva caia no telhado sem forro daquela velha casa onde morava e ele na cama ficava ouvindo a dança dos pingos enquanto de lá de fora exalava um cheiro de terra molhada. As rosas do pé sob a janela eram só  felicidade quando das goteiras  a água as banhava por inteiro




10/06/2018 – domingo – 19:02




Palavra do dia: Beijo


Da janela de seu apartamento ela jogava beijos pra aquele rapaz que costumeiramente via na sacada do prédio vizinho. Nunca o tinha visto fora daquele espaço, até  um dia que ao tomar o elevador para sair pra escola deu de cara com ele. O  beijo ao vivo e em cores foi inevitável.


11/06/2018 - segunda-feira -23:26



Desafio do dia: Faça uma declaração de amor pra você mesmo


Esses meus olhos profundos que me fitam por inteiro levando-me aos confins de mim mesmo, apaixonado, coração pulsante. Meu eu dentro deste espelho refletido, minha outra metade, sonho., fogo que me mantém vivo. Ah! Meu  Deus, como eu me amo, por isso é que desta  vida o melhor consigo.



12/06/2018 – terça-feira – 11:00




Palavra do dia: INVEJA

A inveja quando não mata produz muitos estragos. Aquela mulher invejava a felicidade da irmã no casamento a tal ponto, que decidiu seduzir o cunhado.  Foi se insinuando pra ele  em todas as oportunidades que ficaram a sós,  até que conseguiu.



13/06/2018 – quarta-feira – 11:43







Palavra do dia – Lápide

Na lápide o nome escrito, a foto do ente querido e no nosso coração saudade. Um sentimento que o tempo adoça mais de ternura. Na alma, o amor para sempre perdura.



14/07/2018 – quinta-feira – 16:08


Palavra do dia: escracho

Vivia recebendo escrachos nas ruas, mas nunca tomava uma atitude. Tem certas pessoas que vivem criando situações pra deixar as outras por baixo. Um dia o filho mais novo foi  junto com  mãe e não suportou, deu um baita beliscão no traseiro daquela que sempre escrachava sua mãe.


15/06/2018 - sexta-feira – 17:03




 Desafio do dia: Narrativa com rimas terminadas em ão

La estava ele ao violão, dedilhando uma linda canção, um canto repleto de emoção. Seria amor, paixão. Pobre gavião. Os fofoqueiros de plantão, a águia, o sapo e até o rei leão, apostavam que desta vez ele perdia a razão, Ele deixou cair todas as lagrimas no ribeirão, depois voou de volta pro sertão.

16/06/2018 –sabadão  - 09:36




Palavra do dia- Pivô

Em principio olhares penetrantes, olhares que a desnudavam toda, depois caricias  furtivas. Quando o marido a acusou de traição após voltar do serviço e encontra-la na cama com seu melhor amigo ela confessou que foi tudo por culpa do pivô que havia colocado. O amigo era dentista.



17/06/2018 -  domingo – 12:36




Palavra do dia- qualidade

Aquele encontro marcado ainda antes de qualquer existência, não considerava nem defeitos nem qualidades. Havia um sentimento mais profundo chamado amor que a tudo supria, a tudo entendia e a tudo perdoava. Este antídoto pra todos os males do mundo precisava estar presente em todos os corações.



18/06/2018 -  segunda-feira – 14:11





Palavra do dia: Diálogo

Era praticamente um monólogo aquela conversa com aquela amiga. As mensagens iam no decorrer dos dias, mas não chegava nenhuma resposta, possivelmente ele não queria mais manter nenhum dialogo. Como tudo passa e se desgasta, aquela falta de convívio  teria sido o motivo dela se afastar de vez.




19/06/2018 – terça-feira -  23:32


Palavra do dia: Curioso


Curioso sobre o oculto, pegou um livro de magia, achando que seria fácil,  vivenciar aquelas experiências. Não tinha preparo, podia acontecer de na busca do  certo dar tudo errado. Afora o medo que se estampava em seu semblante a curiosidade o impelia a ir adiante. E aconteceu, quando o dia amanheceu ele havia se transformado num sapo.



20/06/2018 -  quarta-feira – 22:30



 Palavra do dia: Inverno

Em tempos de primavera, ninguém se lembra do inverno que está por vir. O desandar da carruagem  já quase no final da viagem nos remete a tempos antigos, jardim de folguedos e flores, todo coberto de amores.


21/06/2018 – quinta-feira – 19:27




Palavra do dia: Força

Fez uma força enorme pra não chorar. Engoliu as lágrimas e tentou botar um sorriso no rosto. Mas era um sorriso triste. Depois no último abraço evolveu com tanta emoção aquele corpo amado com se quisesse  não deixa-lo partir. O trem apitou forte e se perdeu na curva do caminho enquanto ela continuava a acenar com a mão como se ele pudesse vê-la de tal distancia. Depois, tomou as rédeas da vida e seguiu pra frente sem olhar pra trás.


22/06/2018 – terça-feira – 19:58



23/06/2015 – Múmia

Aquele velho casarão encerrava segredos. Há tempos ninguém ousava entrar la. Desde que o velho marques morreu, diziam pelas redondezas que havia uma múmia dum seu ancestral num compartimento da casa. A última pessoa que ousou pagar pra ver, entrou no local e nunca mais foi vista. Nunca mais saiu.


23/06/2018 – sábado – 21:31




 Palavra Do dia: causa

Por causa de você menina, fiz poesia, quando a meninice ainda me fazia companhia. Escrevia teu  nome nos cadernos, desenhava teu sorriso nas minhas noites pra que ele pudesse clarear meus dias. Você foi crescendo, crescendo, cada vez mais distante. O meu amor também  por certo, cresceu a tal ponto que não enxerguei o quão difícil seria vivenciar aquele amor habitante somente nos meus versos.


24/06/2018 – sábado – 19:18



Palavra do dia: Estrada

Seguindo a estrada logo que o sol pela primeira vez tocou suas faces, ele amanheceu dias e dias naquela maternal companhia. Ela foi lhe bordando todos os caminhos e ele foi conhecendo  o belo e o feio, o lado bom e  o lado obscuro. E foi com sorrisos que ele foi vivenciando tudo.



25/06/2018- segunda-feira  -18:59








Palavra do dia: faca


Sozinha no seu canto não entendia porque os seus companheiros de lida, todos, foram levados pra festa, menos ela. De onde estava dava pra ouvir a musica envolvente, a alegria dos risos dos convidados e até o tilintar dos pratos e talheres. Pobre faca solitária, quem sabe ainda viriam buscá-la.



26/06/2018- terça-feira -11:24






Palavra do dia: Bondade


Seus olhos eram pura bondade, seus atos só retidão, seu riso farol dos caminhos, sua voz uma eterna canção. Meu pai, eternamente vivo estará em nosso coração.



27/06/2018 - quarta-feira – 17:47




Desafio de sabado- Receita de bolo


Desprezo, uma boa dose. Algumas pitadas de indiferença, 900 quilômetros de distancia,






Palavra do dia: Vaso

Quebrara-se o vaso naquele instante, espatifara-se no chão espalhando os cacos. Eram anos de camaradagem e confiança que ali se espatifaram. Uma amizade que eterna ser podia, mas tão frágil se tornara, tal qual o vaso em cacos que se desprendeu das mãos  de Sofia.





28/06/2018 – quinta-feira -10:39






Palavra do dia: Espelho

Fitei-me no espelho e mergulhei dentro de mim. Fui buscar todo o meu eu de agora  e de antes. O mais antigo, o mais errante, o mais profundo, o mais amante. Uma viagem desvendando segredos de vidas passadas pra passar a limpo o meu presente.





29/06/2018 – sexta-feira – 22h38min




Desafio do dia: Receita (bolo)



Desprezo, uma boa dose. Algumas pitadas de indiferença, 900 quilômetros de distancia, dezenas de emails sem resposta ou  um rápido cumprimento vazio e aquele frio sentimento envolvendo tudo. Amizade é isto?


30/06/2018 -   sábado - 23:50





Palavra do dia: Casamata

Era um resgate. Finalmente acharam como entrar na casamata. Tomaram a poção mágica e num instante ficaram invisíveis. Assim, os três amigos adentraram e conseguiram achar o local do cativeiro do líder deles. Os quatro saíram ilesos, não sem antes mandar tudo aquilo pelos ares.



01/07/2018 – domingo – 23:04




Palavra do dia: Alegria

Jesuíno e Maria Flor esbanjavam alegria cada um na sua torcida, naquela espera pelo gol do time favorito. Uns e outros dos dois lados emitiam xingamentos até que num dado momento foi pau para todo lado. E nesse encontro, bateu olho no olho e logo no próximo jogo já estavam apaixonados.




02/07/2019 -  segunda – feira -  18:17






Palavra do dia : goleiro


Salve o goleiro, gritava Maria Lucia do alto da arquibancada. E toda bola que vinha ele todo  garboso jogava pra fora da área. Ela nem o conhecia, mas já o amava. Quando o jogo terminava, Maria Lucia se entristecia e ficava assim sofrida até a próxima partida.




03/07/2018 – terça-feira – 18:39



Palavra do dia – telefone

Debaixo telefone tem um troco, compre um CD bem romântico, use aquele perfume, se mostre naquele vestido que  me deixa louco, dê mais uma gorjeta pro garoto de recados e me aguarde. A meia noite eu volto. Assinado: Arnaldo.




04/07/2018 – quarta-feira – 18:51


Palavra do dia: Argumento

Sem nenhum argumento  convincente só lhe restou bater a porta e sair. Tantas cobranças, sempre as mesmas, naquela hora da madrugada. Chegar em casa e dizer que estava na  boemia era a única verdade, mas e o batom na camisa, o perfume. Melhor deixar amanhecer e passar a crise de ciúmes.


05/07/2018 – quinta-feira – 19:01


Palavra do dia: Viagem


A minha primeira viagem, nem me lembro, mas só sei que fui nascendo do ventre da minha mãe pros braços dela e do mundo. Dali pra frente viajei por todo o tempo, menino, rapaz fui crescendo, filho, irmão, primo, marido, pai, amigo. E hoje ainda sigo com coragem pra minha ultima viagem.



06/07/2018 – sexta-feira – 19:10




Palavra do dia: Retorno


Voltar não é amargo, é doce, também é choro e é riso. Deixar pra trás amores, amigos e retornar ao lar, ao aconchego materno. É tão terno  esse retorno a esse porto seguro, onde se pode vivenciar de novo a companhia dos irmãos, o abraço, do velho pai tão cansado.  É tão bom ser amado.


07/07/2018 – sábado – 19:39



Palavra do dia- Bigode



Por fim colocou o bigode, estava um perfeito “ Carlitos”. Adentrou o palco e soltou a voz naquela canção. Seguia os olhos por todos da plateia para ver a reação. Seria possível que aquela letra e aqueles lindos acordes os trariam a razão. Ao ver tanta apatia só restava mesmo deixa-los aos leões.




08/07/2018 – domingo -16:58





Palavra do dia: Revolução


A águia mandou prender o leão, foi a maior revolução. Os papagaios e as araras lideraram a situação. Vieram aves de todo lado pra fazer  manifestação, queriam coroar o gavião mas enquanto o elefante e a girafa sugeriam uma eleição, o macaco safado deu golpe de estado e encerrou a questão.



09/07/2018 – segunda-feira – 18:59


Palavra do dia: Tempo


Depois de muito tempo, encontraram-se quase que por acaso. Aquele mesmo olhar esverdeado, o mesmo sorriso, aquele mesmo gingado, Os cabelos ja sem a cor original  e no rosto algumas marcas desses tantos anos separados.. Ele ficou procurando la no fundo do seu coração aquele amor juvenil que o marcou tanto.


10/07/2018 - terça-feira - 23:28







Palavra do dia: cobertor


Embalei no meu colo os meus dois pequenos João, ao som de canções do meu tempo, Roberto, Gal, Lennon, Chico, Caetano e outros mais. Assim, minha Bela também embalei nos meus braços no compasso das mesmas canções. Depois de adormecidos, pra eles um cobertor, um sorriso e todo o meu amor.



11/07/2018  - quarta-feira – 17:24



Palavra do dia : Objeção


Ela não fez objeção alguma. Ele decidira por si só. A passagem estava comprada e o dia da viagem chegara. La estava os dois no saguão do aeroporto. Seriam só alguns meses, dizia ele nos ouvidos dela. Ela ainda estava parada vendo o avião se afastar ao longe quando se ouviu uma grande explosão.


12/07/2018 – quinta-feira – 22:33



Tema do dia
Saco de lixo atira em motorista e foge



 Noite alta quando estava chegando em casa, a rua estava deserta e fria. Tiritando desceu do taxi pra apertar o interfone pra lhe abrirem o portão, esquecera o controle aquele dia. Um saco de lixo saiu das sombras e veio pra cima dele atirando. Deixou-o agonizando na calçada e fugiu com o seu carro.




13/07/2018 -  sexta-feira – 23:06




Palavra do dia: Metáfora

Usei metáforas pra dizer a ela o fim do nosso amor, mas ela nem percebeu, dai tive que rasgar o verbo mesmo. Claro e direto expliquei a ela que eu estava apaixonado por outra.




14/07/2018 -  sábado – 23;33





Palavra do dia: Metáfora


Usei metáforas pra dizer a ele que era  o fim de nossa amizade, mas ele nem percebeu, dai tive que rasgar o verbo mesmo. Claro e direto expliquei que não achei correto ele ficar jogando charme pra minha namorada . Só não parti pra briga porque ele amarelou



14/07/2018 -  sábado – 23:30






Palavra do dia - Velhice

Anos depois a encontrei. Em tempos de velhice os mesmos olhos fitaram os meus. Aquela mesma emoção de antes por momentos fizeram-me jovem.  Os meus dezoito anos tomaram posse de meus sentidos. Saudades dum tempo de sonhos agora por instantes revividos.




16/07/2018 – segunda-feira -  09:00




Palavra do dia: Cachaça


Tomou um porre de cachaça e depois saiu cambaleando pela rua. Depois daquele dia fatídico sentia-se perdido sem saber o que fazer. Chegara pra trabalhar e fora informado que estava demitido.  Ficou, pois naquele bar todo o tempo se embriagando sem coragem de voltar pra casa.



17/07/2018  -terça-feira -23:49



Palavra do dia: Discussão

Tudo começou com uma discussão num bar. Aos poucos os ânimos foram se alterando, ofensas mutuas, xingamentos, até que um dos homens envolvidos  na contenda sacou de um revolver e descarregou todinho no adversário. Uma vida a menos por causa da intolerância.




18/07/2018- quarta-feira – 09:58




Palavra do dia : Sirigaita

Aquela sirigaita fica se insinuando pro meu marido, dizia a mulher pra sua vizinha do lado, mal sabendo que a mesma se insinuava também. Um dia arranco os olhos dela, concluía. A vizinha chegava a sentir os olhos furados.  O perigo às vezes mora ao lado.


19/07/2018- quinta-feira – 16:54




Palavra do dia: Morte

A morte poderia ter outra face. Fosse uma despedida  alegre e festiva  e aquele que estive partindo de repente poderia  num momento  ascender aos poucos e ir acenando e sorrindo até desaparecer por completo no espaço infinito. Sem traumas, sem choro, só alegria e risos.




20/07/2018- sexta-feira – 17:40




Palavra do dia: Fogo

Ficava imaginando no fogo que de dentro de si crepitava quando ela se aproximava. As labaredas invadiam todos os seus sentidos e ele quase perdia a noção do perigo. Então se continha  e a deixava passar enquanto  devorava  tudo aquilo com o olhar.



21/07/2018-sábado – 15:34



22/07 /2018 -Desafio continuar historia




Palavra do dia:  Tugúrio



Caminharam por dias e noites muitas léguas. O pai doente caia durante todo o percurso pra desespero das duas crianças que o acompanhavam. Refugiaram num tugúrio que encontravam numa clareira da mata pra fugir do temporal que se aproximava. Almas caridosas ajudaram-nos a chegar ao seu  destino.



23/07/2018  - segunda-feira – 23:26



Palavra do dia: Mãos

Ajoelhou-se na capela silenciosa. Com as mãos unidas em oração ela pedia desesperadamente pela vida do seu amado. Lágrimas abriam caminho no seu rosto desde seus olhos até o chão. Depois confiante percorreu a pé o percurso pra sua casa e entrou. Ele jazia quietinho, como se dormisse um sono angélico.

24/07/2018- terça-feira- 23:47 






Palavra do dia: Abstinência


Depois de vários dias de abstinência ele derramou a taça de versos que pululavam ocultas em sua cabeça. Embriagou-se deles todos. Parecia desperto dum sonho. Agora os versos renasciam. Sentia-se aliviado como a parideira após parir seus rebentos.



25/07/2018 – terça-feira – 09:05



Palavra do dia: Pé

Uma alegria na chegada, mudança adentrando a casa, moleque gritando nos cômodos desertos pra ouvir o eco. O cheiro de tinta fresca alegra, inebria. La fora, de cima da cerca se vê o trem chegar na estação. Atrás da casa um lindo pé de primavera. Doces quimeras de minha infância.




26/07/2018- quinta-feira- 10:25




Desafio do dia:
Observe a imagem e inspire-se.
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Estava num jantar com amigas da faculdade, o marido havia lhe avisado que chegaria tarde. De repente quando olhou pra porta do restaurante viu-o adentrar na maior intimidade com uma garota muito sensual.  Mesmo querendo gritar, calou-se, mas já tinha um plano pra quando ele voltasse pra casa.



27/07/2018- sexta feira – 15:53







Desafio do dia: Repetições

Pinga pinga, pouco a pouco, pingos, pingos. Lesa lesa ferra ferra, pétalas caem caem das janelas. Leva leva embora, rola rola na enxurrada. Acode acode passarada. Canta canta, que dai o sol escuta e termina essa labuta, chuva para, não para. Para chuva!




 28/07/2018- sábado -16:29













Palavra do dia: Respiração

Você é  inspiração. A vida que em mim existe. É a minha respiração, o ar que aspiro e que me preenche, Todas as notas da minha canção. É sinfonia. É sol, é a luz dos meus escuros dias.



04/08/2018 – sábado  -  17:08





Palavra do dia: Solidariedade

Foi por solidariedade
O gesto daquele amigo
Era u momento difícil
Uma dura realidade

Abriu os braços  e o riso
Veio amenizar o tempo
Mostrou tudo ser possível
Mesmo o difícil, ameno.

Dai fez-se luz nas trevas
Soluções se fez presente
Um bom amigo não nega
Ajuda a quem mal se sente.



20/08/2018- segunda-feira – 15:11




Palavra do dia: Pereba

Joãozinho vivia cheio de perebas nas pernas. A molecada do grupo escolar zoavam ele todo o tempo: “La vem o perebento” diziam. Um dia, o menino que sempre saia correndo assim que o sinal badalava, correu mais ainda, afinal não gostava de apanhar, mas já tinha planos pra aqueles que o insultavam.




21/08/2018- terça-feira -16:07



Desafio do dia

Antônimos de pureza, facilidade e beleza


A IMPUREZA  dos corações revela a FEIURA da existência humana. Uma DIFICULDADE viver num mundo preenchido de mentes que a todo tempo visam o mal, semeando a discórdia , a violência e o desamor


22/08/2018 - quarta-feira - 14:17






Palavra do dia: Energia



A energia por ali não passava. Periferia era assim. Não havia nem postes, nem calçadas, a lama invadia as ruas, nas noites a escuridão invadia as casas. A luz da lamparina de um cômodo pro outro transitava, mas isto são historias passadas...


23/08/2018- quinta-feira -21:40



Palavra do dia: Períbolo


Sexta 13. Atravessou o períbolo com passos apressados. Um carro a esperava no meio fio fora do prédio. Foi a última vez que foi vista. A policia na investigação do seu desaparecimento não conseguiu identificar o motorista que esperava por ela. O carro era roubado e nenhum corpo  foi encontrado



24/08/2018 – sexta-feira – 15:43




Desafuo do dia:/Genesi





Incumbia de iniciar nova vida em algum espaço do universo, onde?
A Cegonha construiu.? e levou? e la/ com até 300 caracteres , crie sua Genese



O bebê nasceu, mas não apareceu aqui. Provavelmente a cegonha o tenha levado a outra dimensão, um mundo  de homens iluminados e mulheres reluzentes, numa dimensão acima desta onde a matéria não seja tão densa e onde nem precisa semear amor porque ele já faz parte daquele mundo.





25/08/2018- sábado – 17:54



Desafio do dia – Palavras e Silêncios, que jamais se encontrarão –(música- Fagner)


Aquele “Eu te amo” silencioso que te rondou por anos, tão latente e que fingiste não perceber, deixei-te agora em versos espalhados aos quatro cantos do vento, pra que chegue aos teus ouvidos e só então, quem sabe, tome sentido o quanto  te amei. Parto, não mais volto. Adeus.




26/08/2018-domingo-12:30



Palavra do dia: Atentado


Vidente que era, previu o atentado ao presidente. Seria naquele final de semana. O avião sofreria uma pane, já devidamente programada pelos seus inimigos políticos. Mandou tudo por e-mail a um assessor dele, que ignorou e jogou a mensagem no lixo. Era pontualmente 22h30 a hora que o avião decolou.


27/08/2018+ segunda-feira -11:52






Palavra do dia : Ditadura

Em tempos de ditadura, muitos sonhos foram calados, mas o grito na garganta ficou a espera que a gaiola fosse aberta e o pássaro da liberdade voasse a sob as nossas verdes matas e também sob o nosso céu de anil.



28/08/2018- terça-feira -17:20


Palavra do dia:  Fósforo


A mãe em desespero ajoelhou-se ante a santa, riscou um fósforo, acendeu uma vela e orou para que o filho perdido achasse o caminho de volta pra razão. Não suportava mais vê-lo assim ao léu.  A  Oração poderosa de uma mãe  arrebenta até as portas do céu.

29/08/2018- quarta-feira -17:28



Palavra do dia: Oportunidade

Na primeira oportunidade ele rasgou o verbo, deu um basta aquela humilhação por que passava, não lhe reconheciam o seu esforço no trabalho. A sua eloquência foi tão surpreendente que ao invés de ser demitido foi promovido.




 30/08/2018- quinta-feira  -17:30








Palavra do dia: Veneta



Aquela garota mexia realmente com ele, mas era muito patricinha e como ele não fazia parte do rol do meio dela sempre que podia o ignorava. Um dia deu na veneta dele chegar junto não importando as consequências. Ela era tão vazia que o encanto acabou.





31/08/2018- sexta-feira  - 21:51





Nenhum texto alternativo automático disponível.



Proposta de produção para o dia 01/09/2018
Com base na imagem, produza seu microconto com até 300 caracteres
Roupas no varal

Aquele artista resolveu fazer uma exposição diferente. Fez uma pesquisa sobre uma série de crimes sexuais, contatou os parentes das vítimas e  expos num varal numa praia as roupas delas manchadas de sangue. Um símbolo de protesto pra tal barbárie.




01/09/2018- sábado – 09:45



Desafio do dia
Baseado no trecho do livro: O frio pode ser quente
“O domingo é tão curto, os outros dias duram tanto, nas horas ele são iguais, a diferença deve estar naquilo que a gente faz.”





Anseio pelo domingo como uma criança para um doce ou sorvete. As manhãs domingueiras são lindas. Acordar muito tarde é uma perda imensa. O ficar a toa pra lá e pra cá é reconfortante, nos da aquele gás pra enfrentar os desafios da semana que chega


02/09/2018 - domingo-22:50






Palavra do dia- Decreto 


Decreto se faz urgente
Pro bem vingar nova era
Plantemos novas sementes
De amor pra florir a Terra

Quem tem nas mãos a ventura
No coração nada encerra
Na voz disfarça em candura
O mal que a tudo emperra

Quem há de vir no horizonte
Feito o sol de cada dia
Com tal vigor que afronte
Este mal, esta sangria.


03/09/2018 – segunda-feira – 17:23




Palavra do dia: IIusão


Como dos pombais as pombas
As ilusões deixem que voem
Quando aberto os corações
Deixem que batam as asas
Em busca dum sonho de amor

Caso haja tempestade
E o céu deitar sem maldade
Percalços pelos caminhos
Talvez rolem pelas aguas
Afogando suas mágoas
Por entre flores e espinhos



04/09/2018- terça-feira -23:43



Desafio do dia: Inspire-se nesta foto
A imagem pode conter: 2 pessoas, sapatos e atividades ao ar livre

Era um jovem pai, desempregado, um filho  de apenas algumas meses com uma doença rara. Precisava urgentemente do olhar da população para o seu problema.  Vestiu-se dum modo diferente e de posse de uma chupeta e um brinquedo, sentou-se e esperou que viesse alguém ali ouvir o seu problema.



05/09/2018- quarta-feira -12:25






 Aventura
Palavra do dia 


Aquele amor de um dia
Apenas uma aventura
Um querer beijar, roçar
Uma doce anestesia
Que aos poucos no ato amar
Nos preenche de loucura.



06/09/2018 – quinta-feira -11:26




Microconto usando a emblemática frase
Independência ou

Nas costas a chibata do poder escravizando a todos em suas decisões, na alma a dor por não ter as mínimas condições de vida, na mesa o vazio da comida, na rua o retrato daquela realidade dolorida e na garganta o  grito que não quer mais calar,  implorando por justiça: Independência ou clemência.


07/09/2018- sexta-feira -19:07




Chifre
Palavra do dia


O chifre do boi que pastava no pasto parecia um mal pressagio, há tempos a dúvida lhe habitava a mente. Correu rapidamente, tomou o cavalo e galopou pra casa. Apeou nervoso, pegou uma arma e subiu pro quarto. Depois que atirou percebeu que os sussurros era da tv que estava ligada.


08/09/2018- sábado – 16:56





Desafio do dia- Inspire-se na figura e crie seu microconto-300 caracteres

O Bem e o Mal 


O bem e o mal numa só pessoa
Um e outro às vezes inspirados
Por isso é bom viver numa boa
Pensamentos sempre elevados
 Só pra deter o mal, coisa atoa

Quando teu coração é tocado
Pra plantar sementes venturosas
Sinal é  que o mal foi desviado
E que irão renascer belas rosas


09/09/2018-  domingo – 16:48



Mandíbula
Palavra do dia 


Estava decidido, passaria por uma cirurgia pra correção da posição da mandíbula, tudo por causa da sua autoestima. Marcado dia e hora para o procedimento, tudo parecia correr a contento, quando um carro bateu de frente com o dele. Sem seguro, perda total, agora nem carro e nem mandíbula.


10/09/2018 – segunda-feira -23:23



Pororoca
Palavra do dia 


Ninguém aguentava mais aquele bar nas redondezas, não se dormia por causa do enorme barulho que varava a noite toda. Os vizinhos quando se referiam ao estabelecimento o chamavam de bar Pororoca. A lei do silêncio só prevaleceu quando a policia interveio fechando o estabelecimento.


11/09/2018- terça-feira -23:55




Pobreza
Palavra do dia  


Quantos tijolos precisam
Pra tapar  tanta torpeza
Pra criar mil empecilhos
 E isolar a pobreza

Quiçá um fosso profundo
E um dragão esfomeado
De um lado um  lacaio imundo
Do outro um príncipe encantado

Princesa nesse conceito
Nos seus jardins floridos
Tem um coração no peito
Igual ao dos mal nutridos

Pobreza não é defeito
Tampouco será motivo
Pra se taxar de imperfeito
Aquele que não é rico


12/09/2018 – quarta-feira -23:47




Palavra do dia: Alcunha

Botaram-lhe a alcunha de “desvairado”, o seu nome quase ninguém sabia. Pelos seus trajes rasgados, pela sua vida de mendicância, era humilhado e enxotado dos lugares que aparecia. Um dia desceu um óvni do céu e lhe estendeu as mãos que os seus amigos humanos negaram a ele.


13/09/2018-quinta-feira – 16:24




Palavra do dia-copo



Bebeu do mesmo copo dela. Era uma garota desconhecida e agora que ele já estava em casa começou a ter pensamentos estranhos. Uma voz interna parecia lhe dar comandos pra fazer coisas que ele nunca fizera.  Foi assim que subiu no parapeito da janela do apartamento e saiu voando noite afora.



14/09/2018- sexta-feira- 16:57





A Nossa casa



Adentrei naquela "casa" a procura de algo que estava dentro dela, mas que não seria tão visível..Quase invisível perscrutei todos aqueles cômodos. Transitei por toda a extensão, desde o cérebro, coração até o último dedão.O que procurei estava ali regendo tudo., senti isso.Acordei extasiado.

15/09/2018- sábado - 15:48



Desafio do dia- Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar ( Música Esquinas- Djavan) Inspirado na letra acima escreva seu microconto com até 300 caracteres

Insinuante


Ficou parado, sem ação, aquele avião de mulher se insinuando pra ele. Convidativa, aos poucos fingia que ia se despir mas tornava a colocar. Estava ali a morrer de sede em frente ao mar. Era um teste premeditado por sua mulher, tinha que ser forte. Não, não ia fraquejar.


16/09/2018 - domingo - 16:45




#microcontofatimaflorentino

Palavra do dia: Impulso

Num impulso, abriu a porta. Folhas mortas pelo chão, janelas escancaradas, poeira nos móveis, escadas e um vazio, um abandono. Quantos anos devoraram tudo aquilo. Onde foram parar os risos, aquela alegria que havia por todo canto? O tempo há via virado tantas páginas, agora só lembranças, mais nada.

17/09/2018- terça-feira – 16:49



Palavra do dia: Impulso

Foi impulso
Segurar tão forte teu pulso
Trazer-te para os meus lábios
Envolver-te nos meus braços
Pra sentir o compasso do teu coração

Foi impulso
Onde foi que deixei a razão
Naquele momento que importava
Saber se você me amava ou não
Meus olhos tinham tanta paixão

Foi impulso
Deixar tocar aquela canção
Pois no ritmo da melodia
Você foi percebendo o grande amor que havia
E nem precisou dizer não

O sim estava  estampado
Naquele abraço apertado
Naquele beijo molhado
No calor de suas mãos

17/09/2018- segunda –feira -16:21




Microcontos
no grupo #microcontosfatimaflorentino
Carlos Marcos Faustino




Imagem Google

Meus microcontos





Palavra do dia : jacaré


Caiu do barco direto na boca do jacaré. Era tão rancoroso, que o jacaré morreu envenenado.

19/02/2018 -segunda - feira - 19:31



Palavra do dia : Urucubaca

Caiu na gandaia, mas flagrado no ato  pela mulher, saiu gritando: Urucubaca, Urucubaca!

20/02/2018 - terça- feira - 10:46



Palavra do dia: Rojão

Segura esse rojão, segura! A sua mulher não é Maria, ela é João!

21/02/2018 -quarta-feira - 11:21



-Palavra do dia : Instinto

Instinto Selvagem, esse era o filme que planejavam assistir naquela noite, mas o relógio seguiu o curso das horas, e nada de voltarem. Os pais da garota viram amanhecer e nada dela voltar para casa. O rapaz parecia tão bom, a filha tão ajuizada, mas a violência sempre mora ao lado, principalmente naquela cidade onde acontecia tanta tragédia. Dos males o menor, depois de dada como desaparecida apareceu casada.

22/02//2018- quinta- feira - 10:30


-Palavra do dia: Chulé 

Sai pra lá chulé! Sai  pra lá chulé!  Em  coro a molecada zoavam o pobre Zezé. Ele chegava na escola e todos já pegavam no seu pé.  Ninguém queria sentar perto e também nunca arranjava namorada por causa do seu chulé. Um  dia chegou na escola, todo belo e perfumado, arranjou uma namorada, acabou aquela algazarra, acabou-se o chulé.

23/02/2018 – sexta –feira  - 12:55



-Palavra do dia: Bicicleta

Num canto da casa, a bicicleta, quieta, um tanto tristonha, sonhava com os dias que ela girava nas ruas, nas praças, fazendo a alegria da garotada. Eram tardes felizes, eram domingos risonhos. Hoje, tudo ficou no  rol dos sonhos. Tantos outros passatempos jogaram ao vento aqueles velhos momentos de cumplicidade.

24/02/2018 – sábado - 18:10



 Palavra do dia: Segredo

Amor criança, paixão adolescente! Como era doce amar em segredo! Frio nas pernas, gelo na coluna, tremor na voz. Como era bom simplesmente um toque de mãos, uma dança agarradinhos, mesmo a voz não expressando tanto carinho. Aquelas canções falavam tanto por nós, bastava olhar nos olhos, cantarolar baixinho mesmo ela fingindo não notar, como  era gostoso amar.

-25/02/2018 -  Domingo -18:37



 Palavra do dia : Maldade–

Maldade, quantas faces  você tem! Num abraço, num beijo, num sorriso e, em tantos gestos de afeto pode estar disfarçada. Em tantas palavras  pode  estar travestida. Livra-nos Senhor nestes nossos caminhos pela vida deste mal. Que o amor seja o antídoto. Livra-nos sempre de qualquer inimigo. Que o amor seja  nosso eterno amigo.

26/02/2018 - segunda-feira -18:54



Palavra do dia : Porta

Abriu a porta de mansinho. A luz foi entrando devagarzinho pelos cantos escuros da casa. Foi iluminando suas recordações. Ainda podia ouvir a algazarra das crianças, o latido do cão, sentir o aroma do jantar. Ali estava ele, frente a frente com o seu passado, saboreando suas doces  lembranças.

27/02/2018 – terça- feira – 08:05


Palavra do dia: Furúnculo

 Foi beijar-lhe o pescoço, afastou ternamente aqueles lindos cabelos sedosos  e deparou com um terrível furúnculo. Afinal que é um furúnculo num esplendido exemplar  de mulher.
Imaginou ser aquilo uma linda rosa vermelha  e desviou seus lábios como  se estivesse se protegendo dos espinhos . Em todo jardim existe sempre alguma erva daninha, mas que são as ervas daninhas ante a beleza  das flores!

28/02/2018 – quarta-feira –  09:18



Palavra do dia : Supedâneo

O ego dele estava acima de qualquer supedâneo do mais alto arranha-céu. Era o máximo em tudo, pelo menos era como se enxergava, em todos via defeito. Nunca tinha uma palavra de estímulo para ninguém. Ora, quem nesta vida que não comete deslizes não é. Mas o Sr. Super não, era mesmo infalível. Até com a morte ele se achava. Nunca, nunca, ela o levaria, pensava consigo mesmo. Mas não é que um dia aconteceu,   e como todo mundo  O Sr. Super  também morreu.

01/03/2018 – quinta-feira -14:10


Palavra do dia:  Medida

Deveria medir mais as palavras, mas qual, tudo saia atropeladamente boca afora.  Na medida em que ofendia uma pessoa ou outra, elas simplesmente o excluíam do convívio deles. Foi ficando um cara solitário, saia pela rua gesticulando sozinho, falando não sei com quem. Nunca encontrou quem verdadeiramente o fizesse enxergar o seu defeito. Talvez  se alguma alma nobre tivesse cruzado em seu caminho  quem sabe ele não teria terminado como terminou, completamente à margem da sociedade.

02/03/2018 – sexta – feira- 14:10



Palavra do dia :- tomate

Deu de cara com ela na virada da esquina. No susto foi-se para o chão as compras: tomate, pimentão, berinjela. Pra que se  importar com isso., as mãos tocaram-se pela primeira vez. Ali, ajoelhados os dois, olhos nos olhos., um mágico momento que durou uma eternidade.

03/03/2018- sábado – 18:24



Palavra do dia:  Fantasma

Abriu devagar os olhos. No seu sonho ouviu uma voz que a chamava ternamente. Despertou. Na soleira da porta do quarto uma tênue luz, que pouco a pouco foi tornando-se mais forte. Esta luz foi aos poucos tomando forma definindo um corpo escultural. Ela não sentia medo, começou a sentir desejos. Aquilo que poderia ser um fantasma tornou-se  a seu ver naquele momento um príncipe. Ele achegou-se mais perto da cama, tocou-lhe ternamente o corpo jovem e em segundos já mergulhava os lábios nos dela num longo beijo. Tudo aconteceu sem que ela esboçasse repulsa. O dia amanheceu.  A luz do sol adentrou pelas frestas da janela. Em seu corpo ainda podia sentir o prazer daquele devaneio.

04/03/2018 – domingo – 10:11


Palavra do dia:  Juramento

Ali estavam os dois apaixonados naquela noite enluarada frente ao mar. Ela com uma coroa de flores do campos na cabeça, ele com um  cravo vermelho  nas mãos. Ali estavam frente ao mar pra selar o Juramento. Não bastariam as palavras já ditas  em todos os encontros que tiveram desde a primeira vez. Não bastariam as vezes que se entregaram ao amor latente em seus  corações. A partir de agora um estaria  correndo nas veias do outro. Depois de uma breve incisão nos pulsos, os sangues se juntaram e aí então se sentiram completos. Pra eles aquele momento sagrado foi a coroação daquele amor infinito.
05/03/2018 -  segunda-feira -08:28

Palavra do dia:  Juramento

Ali estavam os dois apaixonados naquela noite enluarada frente ao mar. Ela com uma coroa de flores do campos na cabeça, ele com um  cravo vermelho  nas mãos. Ali estavam frente ao mar pra selar o Juramento. Não bastariam as palavras já ditas  em todos os encontros que tiveram desde a primeira vez. . A partir de agora um estaria  correndo nas veias do outro.

05/03/2018 -  segunda-feira -08:28




 Palavra do dia :Sabonete
Sabonete se maquiava pra entrar no picadeiro, por dentro  chorava perda de amor, por fora precisava dar ao rosto o tom de alegria.
06/03/2018 – terça-feira – 10:38


Palavra do dia: Sabonete

Sabonete líquido nos corpos sob o chuveiro. Beijos de espuma, loucos desejos. Tudo não passou de aventura, logo ela, moça casadoura.
06/03/2018 - terça-feira -14:27



Palavra do dia: delicadeza

Uma delicadeza aquela garoto. Sofria bulliyng na escola, vivia discriminado, sozinho. Ninguém aceitava um garoto de alma gentil. Nascera assim e assim seguiu pela vida ate quando resolveu deixar de viver este suplício. Aos dezoito ano, tão menosprezado, só achou uma saída:  suicídio.



07/03/2018 - quarta-feira- 11:49



. Palavra do dia: Delicadeza


Acho que por delicadeza ela não dizia não quando ele a tirava pra dançar. Ainda que percebesse todo amor que pulsava naquele olhar  e mesmo não correspondendo, ela cortesmente aceitava o seu pedido de dança. O que ela não sabia é  que aquele  momento era tão importante pra ele e ficaria gravado pro resto da vida

07/03/2018 – quarta-feira – 21:49




Palavra do dia: Delicadeza




Delicadeza no andar, brilho no olhar, sorriso aberto, tudo isso, por certo à primeira vista fez seu coração pulsar mais forte. Estava apaixonado. Primeiro amor é assim, às vezes  surge quando menos  é esperado.

07/03/2018  - quarta-feira  - - 22:04




Palavra do dia:  Voz


Com voz embargada, ele proferiu as primeiras palavras. Toda a sua vida foi passando feito um filme em sua cabeça, enquanto falava. Tudo transpirava amor. Como era difícil a despedida, mesmo assim, entre lágrimas, em versos fez a  última homenagem a seu pai.


08/03/2018 – quinta-feira – 08h01




Palavra do dia: Voz

A voz que lá dentro  nas recordações habita, passe o tempo que passe é a mesma voz da adolescência, menina que agora habita mulher madura. Ele também de menino, agora só tem aquele sonho que o espelho não mostra, mas que segue vivo, motivo que o deixa feliz.

08/03/2018 – quinta – feira -23H39



Palavra do dia: Perdão

A taça do ódio e do rancor levou-a ao crime mesmo dizendo ela ter sido por amor. Amor e ódio vivem muito próximos. Em poucos dias soube da traição e não aceitou o fim do relacionamento. Nem os olhos do amado na hora fatal num  pedido de perdão tocou seu coração. E ela  foi fundo, bem fundo   com seu punhal.

09/03/2018 – sexta-feira -16:01


Palavra do dia: Perdão

O pai olhou no fundo dos olhos do filho. Há quantos anos estava  ali esquecido naquele lar de idosos. Cada domingo, cada Natal, cada dia especial o aguardara. Ele ali parado agora olhos lacrimejantes. Não havia o que fazer. Era o fim. Entre lagrimas que teceram caminhos nas duas faces um abraço. Era o perdão que ali pai depositava no coração do filho por tantos anos de abandono.

09/03/2018 – sexta- feira – 16:11



Palavra do dia: Alternativa

A partir do momento que nascemos não temos mais alternativa, vamos seguindo a cadência dos dias tendo a morte como única porta de saída.

10/03/2018 – sábado – 20:15


Palavra do dia: Alternativa

À frente o precipício,  em sua s costas feras esfomeadas, sem alternativas, abriu  as asas e voou feito um pássaro liberto. Era a visão do paraíso que o guiava. Vozes amadas o acolhiam. Anjos expulsavam com seus cânticos as  más energias que insistiam em tomar posse dele. Fizeram-no forte. Assim iluminado fez a sua travessia.

10/03/2018 – sábado -20:27

Palavra do dia: Pimenta

Apertando contra o seu colo, pimentas: pimenta docê e pimenta ardida. Sabia que ele gostava delas. Pensou em usar aquele vestido vermelho e colocar na vitrola aquela canção que ele  apreciava. Seria mesmo assim, ela abriria a porta e caia nos braços dele. As rosas vermelhas tomariam lugar junto aos dois na mesa de jantar; Depois de pimentas e canções, a paixão explodindo dos corações e uma noite toda pro amor; O amanhecer viria novamente pra separar os dois.

11/03/2018 – domingo -22h48

Palavra do dia: Vida

A vida se revela assim para ela agora, dias eternamente iguais, sem noção de nada, de quem ela é, de quem são seus entes amados. Algumas palavras desconexas que sai de sua boca alguma coisa que a gente procura no fundo dos seus olhos e aquela vontade de num abraço profundo trazê-la de volta a razão. Mas a gente percebe dia a dia ela definhando pouco a pouco; Todo dia uma despedida. Triste ver alguém tão próximo deixar assim a vida.


12/03/2018 – segunda-feira – 09:06


Palavra do dia: Vida

Bem no despertar da vida, quando a paixão pelos brinquedos  inda existia, um olhar verde de menina, veio devagar inundando seu coração de amor. Menino ainda, buscava nas canções palavras que traduzissem aquele sentimento que brotara nele.  Bastava ficar olhando pela janela  aquele caminhar que passava todo dia por ele. Um amor de menino que se perdeu nas mãos do destino no seu caminhar pelo mundo.

12/03/2018 – segunda-feira -09h35


Palavra do dia: Vida

Estava nos seus vinte anos. Agora a vida era por sua conta e risco. Aquela metrópole o assustou ao descer do trem. Caminhou ruas e ruas, fez morada em diversos  corações . Sentia falta de casa. Praticamente adotou uma família como sua. Ganhou amizade, confiança amor. Aos 27 entre abraços e lagrimas nos olhos tal como deixou sua casa, guardou bem guardado no cantinho do coração aqueles tão queridos amigos. A roda gigante da vida o levava de volta pra casa entre sorrisos de felicidade e lagrimas de saudades;

12/03/2018 – segunda-feira -22h58

Palavra do dia: Xale

Estendeu o xale no chão. Aconchegou seu colo no peito de Tom. Podia ouvir-lhe as batidas aceleradas do coração. Um céu de estrelas estava perfeito para aquele momento esperado. A relva macia e refrescante os acolheria, única testemunha ao lado da lua que se refletia nos olhares resplandecente de desejos. As mãos desvendando caminhos ente um carinho e outro. E tudo começou com um longo beijo.


13/03/2018   - terça – feira -17:53


Palavra do dia: Xale

O carteiro insistia no portão. Um embrulho sem remetente, mas o destinatário era realmente ela: Gabriele Vondani. Já na sala de estar abriu curiosa o pacote: Um xale  e um bilhete escrito assim: “Especialmente pra você “.. Não era de todo feio, não deu muita importância, jogou-o pro lado e foi pros seus afazeres. Lembrou-se dele somente depois da meia noite. Voltou à sala, colocou-o nos ombros e foi defronte ao espelho. Um trovão estrondou na noite escura, um relâmpago iluminou toda a sala, o xale num segundo envolveu todo o seu corpo e a jogou pra dentro do espelho.


13/03/2018 – terça- feira – 18:13
    

Palavra do dia: Parafuso

 Uma linda porca rechonchuda não encontrava o seu parafuso. Muitos apareciam pelo seu caminho,  mas não batia, não encaixava. As outras porcas suas amigas iam seguindo felizes enquanto ela ficava ali na caixa de ferramentas a espera do seu amado. Chegou a pensar que  jamais apareceria a tampa pra sua panela, quer dizer , o parafuso que a completaria. Um certo dia de primavera, jardim florido e perfumado eis que surgiu o seu amado. Um parafuso perfeito, esbelto, perfumado. E ali naquele portão de acesso ao jardim selaram a sua união e foram felizes para sempre.

14/03/2018 -      quarta- feira -17:56


Palavra do dia: Loucura

Ninguém acreditaria se contasse  por isso ele ficou calado. Uma loucura diriam,. Fanático, lunático e tantos outros adjetivos certamente seriam dirigidos a ele. Mas ele registrou tudo, tudo bem guardado.. Aquela noite escura, aquela nave desconhecida, aquele ser verdinho, aquela experiência incrível duma rápida viagem espacial. Uma experiência e tanto. Até colherem o sêmen dele. Ah! Isso não foi muito agradável não. Melhor ter ficado calado. Que loucura! Que loucura!
15/03/2018  -quinta-feira- 23:55

.
Palavra do dia: Loucura

Cuspir da janela, pular na cama. Cuspir da janela, pular na cama. Que loucura, que mania mais besta todo dia fazendo isso. Mas era um tique impossível de e controlar. Até que um dia confundiu tudo.  Cuspiu na cama e pulou da janela

15/03/2018 – quinta-feira -23:58


Palavra do dia: Apelido

Conheci um menino, no tempo escolar, que ele tinha voz e gestos tão femininos que  aqueles que gostam de tirar uma na cabeça de todo mundo puseram apelido nele de Wanderleia. O menino mal aparecia no portão da escola e aqueles gozadores já começavam a escarnecê-lo. Ele era muito perseguido pelas maneiras que tinha. Se hoje ainda existe tanto preconceito  a esse respeito, imagine naquele tempo.  Coitado! Não tinha nem o direito de ser como era.

16/03/2018 – sexta-feira – 17:24


Palavra do dia: apelido

Não gosto de apelidos, qualquer eu seja. Se  temos um nome que nos é dado ao nascer porque apelidos, principalmente porque muitos surgem com o intuito de derrubar a auto estima das pessoas.

16/03/2018 – sexta-feira : 20:02


Palavra dia : apelido

João também era conhecido como Joao Rojão, ou simplesmente  Rojão. Era esse seu apelido. Qualquer coisa de errado que acontecia, a culpa era do Rojão; No trabalho, na faculdade, na roda de amigos. Tudo por causa daquele episodio na casa da namorada. Um mal estar, um pum e pronto.  O pior é que ele veio acompanhado. Aí então foi que a coisa ficou sem solução.

16/03/2018- sexta-feira  -  22:13

 Palavra do dia: Ronco

O mesmo que suspirava em seus ouvidos, agora ali a seu lado dormindo pesado. Um ronco ensurdecedor que não a deixava  dormir. Em principio teve vontade de  fazê-lo acordar, mas como não tinha jeito mesmo, preferiu  ficar pensando naqueles velhos e doces momentos de suspiros e gemidos.

17/03/2018 – sábado – 17:36

Palavra do dia: verbo

O verbo amar hoje ainda  tão mal empregado. Amam-se, matam-se. Ele a amava mais que tudo, pelo menos é assim que encarava o seu sentimento. Queria  dominar todas as vontades, todos os desejos, controlar todos os passos. Tinha ciúmes de tudo, dos sorrisos, dos pensamentos dela, dos olhares, dos amigos. Crescendo isso dia a dia, aquele sentimento de posse estava deixando-o transtornado. Uma tarde  ele a viu conversar com um antigo namorado, uma conversa atoa de velhos conhecidos, mas ele não quis explicação, não quis conversa, matou-a.

18/03/2018 – domingo - 12:27


Palavra do dia: Verbo

Era uma vez dois verbos:  Amar e odiar que andavam sempre em pé de guerra. O verbo odiar queria a todo o tempo se infiltrar e acabar de vez com o verbo amar. O anjo da paz  esperava o momento dessa contenda acabar  e o amor vencer este terrível sentimento que propagava o verbo odiar. A Dona  Sabedoria ia devagar salpicando amor naquele coração  duro do verbo odiar. Depois de muito sol e muita lua o amor venceu, os homens acabaram com todas as disputas e diferenças. E naquele novo mundo que surgiu, reinaram para sempre juntos a Sabedoria, a Paz e o Amor.

18/03/2018 – domingo  - 17:01


Palavra do dia: Zarabatana

Teçá era linda, a flor da aldeia. Seu coração, entretanto, não pulsava por nenhum dos seus. Certa vez num pequeno rio viu de longe um índio de outra tribo se banhando. Nas margens apenas a sua zarabatana. Tomou aquele instrumento nas mãos e ficou a distancia vendo  todos os detalhes daquele banho, sonhando em cair nos braços do desconhecido. Nunca mais o viu. Saindo sempre pela mata esperava encontrar novamente aquele índio e sua zarabatana. O amor finalmente havia se infiltrado em seu coração.

19/03/2018 –segunda-feira -08:33


Palavra do dia: Zarabatana

Ela entrou sorrateiramente na oca do seu amado. Ele dormia profundamente. Ela tomou a zarabatana dele nas mãos e levou-a  aos lábios. Assim podia sentir o calor do hálito dele . Ninguém poderia  saber de sua paixão. Somente aquela zarabatana naquele momento saberia de seu amor. E se a esposa dele adentrasse, como ela explicaria sua presença ali e ainda com aquela arma na mão. Aquietou-se, deu mais um beijo naquele objeto mortal e saiu de mansinho; Ele deu um longo suspiro e a zarabatana voltou pro seu cantinho.

19/03/2018 – segunda-feira -14:04


Palavra do dia: Concurso

A mais linda ave da floresta, este era o concurso. As garças eram as mais convencidas. O jurii era composto do rei leão, do macaco Irado e do gavião. Todas desfilaram lindamente. A raposa de prontidão. A mais linda seria seu jantar daquele dia. O Rei leão esperto percebeu a manobra da dita cuja  e decretou a sua prisão. A raposa jantou uma bela decepção.
20/03/2018 – terça-feira -08:00

Palavra do dia: Concurso

Estava aberto o concurso: A mais linda ave da floresta. As garças convencidas se achavam favoritas. O júri: Rei leão, macaco Irado e o gavião. A raposa nas sombras sonhava  jantar a vencedora. O rei leão percebendo tudo , decretou sua prisão. A raposa jantou uma bela decepção.
20/03/2018 – terça-feira -08:10


Palavra do dia: concurso

Palco armado. Chegaram concorrentes pro concurso, de todo lado. O mais feio ganharia um dia todo com a rainha da cidade. E como vieram jovens feios. Eleito o  pior, a rainha foi cumprir a promessa. Teria que dar um longo beijo pra começar. E não é que com o beijo o feio virou um príncipe encantado!
20/03/2018 – terça-feira - 14:15


Palavra do dia: Regra

A regra ali era a seguinte, ou entrava no esquema ou morria. E quando entrava não podia sair mais. Assim ele driblou a policia por anos. Um dia cansado da marginalidade quis sair desta roda viva. Lotou o carro com a família e os cacarecos. Na descida da serra os freios falharam ..

21/03/2018 – quarta-feira -08:06


Palavra do dia: Regra

O carro descendo a serra a mercê da própria sorte.  O freio, os freios, gritava. As crianças no banco de trás em estado de choque. Uma força superior parou o carro justamente quando ele ia cair num precipício. Estava em débito com a regra da facção. Desceu do carro com a família e juntos o empurraram barranco abaixo em direção ao mar
21 de março de 2018 – terça-feira – 17:14

Palavra do dia: Preconceito

Olharam-no com desdém dos pés à cabeça.  Pelos cantos confabulavam: “ Imagine, esse pobretão agora vir frequentar a nossa escola, vamos tornar a vida dele insuportável. Ele que volte pra comunidade de onde veio”.  Tanto preconceito assim por causa de sua condição social e por sua cor. Quanta falta  de amor!

22 de março de 2018 às 13:42


 Palavra do dia : Justiça

La estava ele a mercê da justiça popular. O imperador  já lavando as mãos deixou que o povo decidisse. E o povo como sempre na historia acontece decide pelo lado errado: Condenaram Jesus, libertaram  Barrabás.

23 de março de 2018 às 20:24


Palavra do dia: Artigo

Noite mal dormida. Levantou esfomeada naquele dia. Devorou rapidamente o café da manhã  e as palavras do jornal. Havia um artigo ali que lhe chamara muito a atenção: Meu Deus, o meu cão. Acharam o meu cão. Saiu correndo da mesa,  tropeçando nos moveis pra ir em busca do seu amigo fiel.

24/03/2018 – sábado – 19:32




Palavra do dia : Artigo
 Bendito artigo do jornal, lá estava o cão naquele cercado de tela. Veio todo garboso pra casa no banco da frente. Ele era a companhia dos seus dias frios. Sozinha  na vida, com uma débil saúde, naquela grande cidade só tinha o cão como seu maior afeto, Seu melhor amigo.

24/03/2018 – sábado -20:48


Palavra do dia: Artigo

A preposição  a precisava urgentemente se casar. Ela procurou tanto, mas só se interessou pelo artigo “o”. É claro que poderia muito bem ter outras escolhas, mas naquela frase apaixonou-se de vez pelo tal artigo. Depois de uma linda combinação  foram felizes para sempre

24/03/2018- sábado – 21:12

Palavra do dia: traição

Depois daquela traição, nada mais importava. Colocou seus pedaços dentro do peito e saiu pelo mundo. Queria esquecer, mas com o peito magoado, impossível seria..  Até que um dia, fechou as páginas amarelas do passado, liberto e mais aliviado, viu-se novamente flechado   pelo amor.

25/03/2018 – domingo -14:41

Palavra do dia: Traição

Ele que esperasse, sua hora chegaria. Ele haveria de sentir o gostinho da traição. Assim pensando, a mulher colocou um anuncio assim: Procura-se um amor pra uma noite. Deu um nome falso e logo apareceram mil candidatos. Escolheu um e foi. Marcaram num motelzinho afastado. Cada um iria com seu carro. Ele chegou. Estava tudo na penumbra. Já foram trocando beijos quentes. Quando tudo terminou acenderam as luzes.  O tiro havia saído pela culatra. Ali na sua frente o marido que ela pretendia trair.

25/03/2018 – domingo  -18:41

Palavra do dia: Traição

Traidores. Ele estava todo dia lá, mais assíduo impossível. Ele que só queria ver aquele projeto triunfar. Na sua presença era só tapinha nas costas e sorrisos escancarados.  Quanta traição! Pelas suas costas procuravam todo tipo de coisa pra que ele fosse dispensado. Difícil pisar num terreno assim, mas aquela foi a realidade que teve que conviver por muitos anos.

25/03/2018 – domingo -23:54


Palavra do dia: Joelho

Madrugada, céu de reluzentes estrelas. Raios de luar banhados de sereno adentrando a janela escancarada. Um corpo jovem ainda, um pouco debilitada, em alvos lençóis envolvida, delirava. Ali a seu lado, joelhos dobrados, alguém rezava pedindo a cura, a salvação pra aquela alma cansada.

26/03/2018 – segunda-feira – 14:43

Palavra do dia:  Escudo

Viu-se adentrando naquele barco ao lado de outras pessoas taciturnas. Era a travessia. Um  ou outro  era tragado pro mar sem nenhum aviso. Lembrou-se de orar, tomou o salmo 23 como escudo. Só assim resistiria a viagem. Despertou antes de cruzar o portal de luz que lhe daria passagem.

27/03/2018 – terça-feira -19:39



Palavra do dia: Escudo


Deparou-se de repente com aquele barco ancorado. Viu-se embarcando ao lado de outras pessoas taciturnas. A viagem começara. Do mar emergiam e submergiam pessoas pedindo socorro. Uma ou outra  do barco era tragada sem nenhum aviso. Lembrou-se de orar, tomou o salmo 23 como escudo. O barco ficara totalmente vazio. Só ela resistira a viagem. Portais de luzes  abriam-se dando-lhe passagem.

27/03/2018 – terça-feira -19:39


Palavra do dia: Certeza

Não tinha certeza de mais  nada. Colocou duas balas, girou o tambor, colocou o revolver na boca. Por instantes  aquela frase ressoava em seus ouvidos. Sem esperanças de viver, era morrer ou morrer. O diagnostico era fatal. Deixaria a sorte escolher se era agora. Fechou os  olhos e apertou o gatilho.

28/063/2018 – quarta-feira -17:02

Palavra do dia :  Certeza

Certeza ele não vir para a estreia. Ela suspirou aliviada, não se sentia confortável em  fazer aquela cena erótica com ele presente. Sabia do seu sofrimento por ciúmes. Final do espetáculo, luzes acesas. Ela teve um choque ao vê-lo na plateia com lágrimas nos olhos.

28/03/2018 – quarta-feira -22:21


Palavra do dia: Cruz

Ele jurava a todos que estava vendo no céu uma cruz iluminada, mas ninguém acreditava nele. Geralmente era despertado  nas madrugada s  e era impelido a sair fora  de casa. Dai tudo começava. Primeiro um pontinho de luz que aos poucos ia crescendo, de cores variadas ate formar uma linda cruz. Era o apocalipse dizia>.

29/03/2018 – quinta-feira  - 16:30

Palavra do dia : Cruz

Despertou assustado. Podia ver pela janela aberta uma luz muito forte iluminando seu quintal. Em sua mente uma voz lhe dava comandos pra que saísse lá fora. Uma linda nave em forma de  cruz o atraia pra dentro dela. Era o resgate final. Só não sabia se ele era o trigo ou o joio sendo cortado.

29/03/2018 – quinta-feira – 17:07


Palavra do dia:  Cálice

Calar-se em certos momentos é mister. Assim pensava, mas seu cálice estava já transbordando, então ele rasgou o verbo e colocou todos os pingos nos is como deveria ser. Arranjou desafetos, mas sentiu-se livre, leve e pode voar novamente com aquela sensação deliciosa de paz fluindo de dentro dele.

30/03/2018  - sexta-feira – 17:20








Palavra do dia: Bullying



-Chaminé, chaminé!
A molecada gritava quando ela passava. Essa era a realidade daquela menina pobre e negra. Discriminada desde os tempos do grupo escolar. Uma dor que deve ter levado pro resto da vida. Infelizmente no mundo, ainda hoje persiste essa falta de amor. Bullying não é brincadeira.

01/04/2018- domingo -21:28


Palavra do dia: Bullying

A corda já amarrada no pergolado do jardim de inverno, em cima de cadeira, ele a colocou no pescoço  enquanto uma  turba dantesca gritava em sua cabeça: Veadinho, bicha louca e outros adjetivos afins. Fechou os olhos e de um salto calou pra sempre todas aquelas vozes que ecoavam dentro dele. Bullying  não é brincadeira.

02/04/2018 -  segunda-feira  -19:10


Palavra do dia: Sonho

A nau do sonho ancorou nos seus primeiros suspiros de vida. Já a bordo velejou no transcorrer dos dias: Infância repleta de magia mesmo na humilde pobreza que vivia e  a juventude de amores costurando poesias. Depois fincou raízes, semente   e hoje colhe flores pra enfeitar o inverno dos seus dias.

03/04/2018- terça-feira – 18:29




Palavra do dia: Relógio

 O relógio avançava sem piedade, depois de uma noite de tristeza já era hora de partir. Os olhos dele diziam tantas coisas. Os olhos dela  tentavam ler palavras que ele não dizia. Madrugada já ia embora. Ofegante ele foi se desligando aos poucos. Após meses e meses de luta, finalmente ele descansou.

04/04/2018- quarta-feira -19:10


Palavra do dia:  Votação

Votação terminada. Os bichos da floresta decidiram por unanimidade  caçar o rei Leão, uma vez que o imposto  de renda o havia contratado para depenas os contribuintes. Ele que ficasse na civilização. Este mundo dos humanos esta perdido mesmo.

05/04/2018 –quinta-feira -13:09


Palavra do dia: Votação

Decidiram pela não votação, já que havia muita briga entre os concorrentes. Um dizia ser melhor que o outro. Ficou decidido então que seria nomeado pra toma conta do sino de ouro da igreja, o pássaro que tivesse o canto mais belo que o som do sino. Ainda hoje continua a sinfonia.

05/04/2018 –quinta-feira -13:53




Palavra do dia: cerveja

Entre uma cerveja e outra, ficaram ali naquela  mesa de bar, recordando os velhos anos dourados. Eram jovens e sonhadores. Os anos 70 foram o palco daquela amizade:  trabalho, cursinhos de faculdade, Hélio Ribeiro no radio, macarronada aos domingos, peladas na serraria. Uma amizade pra eternidade.

06/04/2018- sexta-feira -14:55

Palavra do dia: Prisão

Estava apaixonado, de algemas e tudo naquela prisão deliciosa de amar. Todos os seus momentos eram pra ela. Eram sonhos,  eram retratos, eram mensagens no celular. Uma paixão vinte e quatro horas no ar. Totalmente de quatro. Coisas que só o coração pode explicar.

07/04/2018 – sábado – 19:25


Palavra do dia: Bagulho

Pegou todo o bagulho que tinha, coube numa mochila. Ali estava a sua casa, a sua vida, depois abriu a porta e desapareceu no ar feito uma brisa suave. Os armários que ficaram pra trás, pra ele pareciam vazios. Tinha que buscar os seus pertences embora não fosse precisar mais deles.

08/04/2018 – domingo -11:57


Palavra do dia: Bagulho

Viu-se despido da roupa usual. Agora era hora de encarar todos aqueles bagulhos que tinha na cabeça. Tribunal da mente. Um filme foi passando e de repente viu-se cara a cara com toda a sua historia. O bem, o mal, o arrependimento.

08/04/2018 – domingo- 23:42




Palavra do dia: Telhado

Meu pai fincou um telhado naquele pedaço de chão, cercado de muitas paredes, carinho, amor e proteção. Ali vi passar temporais, chuva mansa e meus sonhos de criança crescendo cada vez mais. Logo, logo, rapaz, parti. Deixei lá meu coração, meu pai, minha mãe e irmãs; Depois de tanta saudade, da grande cidade voltei.

09/04/2018- segunda feira- 10:40


Palavra do dia:- Amargura

Os filhos voaram. Ninho vazio, quartos solitários, apenas os risos estampados nas lembranças do passado. Ficaram somente os retratos .O tempo voltando no momento que sonhamos com tudo aquilo de novo nos traz uma doce amargura. Um sentimento profundo. Saudades.

10/04/2018 – terça-feira -12:58


Palavra do dia: Dedo


Colocou o dedo em riste no nariz dele e começou a desfilar as mágoas que estava  sufocando-lhe a paz. O s olhos dele começaram a lacrimejar e  assim foi desmontando no chão sem ao menos pronunciar uma palavra. Aquela culpa não lhe cabia. Um mal entendido  pra acabar com aquele amor.

11/04/2018 –quarta-feira-  09:22



Palavra do dia: Inverno

Nas primaveras da vida, eu quis uma flor que no jardim desabrochava; uma rosa aveludada, doce menina, por quem minha alma apaixonada sofreu, mas que cravou espinhos dentro do meu peito e depois no mundo se perdeu. Tempos de inverno, findou-se a espera, jardins, flores, primaveras.

12/04/2018 –quinta-feira -16:09


Palavra do dia: Imagem- Mãos – Martelo

O amor, a igualdade, a compaixão e a caridade, tudo isso nos foi ensinado pelo mestre maior da  humanidade e  em  troca ele só recebeu escarnio, traição, sofrimento e até a morte. Hoje não é diferente, todos esses sentimentos continuam sendo crucificados e não existem na maioria dos corações viventes.

13/04/2018- sexta-feira -08:30


Palavra do dia: Resultado

Antes até que tudo era saudável.  Ficava só aquela zuação quando o time do outro perdia. Mas afora  alguma torcida organizada, o resto do pessoal que frequentava estádios, agiam normalmente. Não havia muitos embates.  Hoje por qualquer picuinha  temos  brigas até nas redes sociais. Resultado, intolerância pra todo lado.

14/04/2018 – sábado -17:16



Palavra do dia:  Resultado

Ali na janela debruçava-se todos os dias naquela inútil espera. Olhar perdido na estrada. Pusera uma carta no correio há dias na vila próxima e esperava o resultado. Será que ele viria: Os lençóis estavam perfumados,  a mais linda camisola reservada e todo aquele amor dentro do peito explodindo em desejos.

14/04/2018 –sábado -18:10


Palavra do dia: Luneta


Caminhava distraído pela estrada quando tropeçou numa luneta. Curioso, levou-a aos olhos. Era a chave pra um portal. O mundo que lhe estampava pela frente era maravilhoso. Vislumbrou amor em todos os gestos e olhares, por todos os cantos e lugares. De repente a luneta explodiu e ele acordou.

15/04/2019 –domingo -19:20


Palavra do dia: Música


Ele caminhou até o canto do quarto e ligou o som. Os olhos dela começaram a brilhar de felicidade. A  música de Tom Jobim inundou o ambiente. Ela baixinho cantarolava junto; “ Eu sei que vou te amar, por toda a minha  eu vou te amar”  E foi assim até seu último suspiro

16/04/2018 – segunda-feira -  14:24


Palavra do dia: Música


Tomou-a nos braços e saíram  valsando pelo salão. Os olhares se cruzam, os corações se agitam e  as bocas se procuram. A música linda os levou por segundos pra muito além daquele salão. De repente alguém a toma de suas mãos. Terminada a canção, termina também, aquela doce ilusão;

16/04/2018- segunda –feira – 16:27


Palavra do dia: Música


Dança comigo morena. Vem, vamos nas asas desta  canção deixar nossos passos. Vem pros meus braços minha  doce pequena. Escuta o que diz essa música e me diz como não ser feliz, estando comigo aqui, agora. Hoje eu vim pro passado, especialmente pra estar ao seu lado e dançar com você.

16/04/2018- segunda-feira -16:38


Palavra do dia: Vento

Assoprei no vento meu poema pra que ele pudesse ser levado pra todos os cantos. Esse meu canto, semente pra renascer sentimentos de paz e amor. Assoprei aos céus meus versos, pra que fossem vertidos em chuva de bênçãos pros corações incertos na lida da vida.

17/04/2018- terça-feira – 08:07


Palavra do dia: Demência

Didi,  minha doce irmã mais velha, assim eu a chamava, criança que era. Ali na varanda ela me deitava no parapeito, naquela antiga brincadeira de  serra serra. Hoje na sua quase demência, tão frágil, quase não anda, nem fala, nem me reconhece. É triste vê-la neste estado, aos poucos o Alzheimer a leva.

18/04/2018 –quarta-feira -09:07


Palavra do dia: Bola

Uma bola mais linda que a outra, um colorido mágico, de sua canequinha, do seu canudo pro mundo. Um sopro e pronto. Como naves espaciais, saem pelo ar afora, uma, duas, dezenas. Os seus olhinhos acompanham o trajeto delas que ao ganhar espaço vão-se explodindo como se ganhassem outra dimensão.

19/04/2018 – quinta-feira -23:43


Palavra do dia:  Injeção

A mamãe pediu, foram em quatro buscar a injeção pra ela. Conseguiriam trazê-la mesmo nas costas.  Não tinham outra opção. Driblaram as enfermeiras, pegaram a seringa, que por sorte já estava com o medicamento. Mamãe haveria de se salvar. Chegaram tarde à toca, pois ela já estava morta. Pobrezinhos!


20/04/2018 – sexta-feira -  10:10


Palavra do dia: Injeção


Pediu aos céus um antídoto pra curar-se daquele amor, uma injeção qualquer, pra poder finalmente dizer a ela, “ Já posso viver sem você” sem toda aquela paixão, sem todo aquele furor que lhe fazia pulsar forte o coração.



 20/04/2018 – sexta-feira – 10:38


Palavra do dia: Injeção

Tomou aquela seringa na mão, estava decidido, viver assim não tinha mais sentido; Era  incapaz de viver na solidão. Sem ela, só restava esta janela, esta  saída. Fechou os olhos, aplicou o veneno nas veias. Era o fim. No celular chegava uma mensagem dela: Volta pra mim.


20/04/2018- sexta-feira – 10:41

Palavra do dia: injeção

Melhor que a dor, a injeção. Liquido adentrando nas veias. Uma picada de nada, um beliscão. Como uma chama de amor que incendeia, Todo um calor que sobe à face, Um doce  torpor que invade. Mas vale a pena, lute ,é a vida que te acena.



20/04/2018 –sexta –feira – 12:56





Palavra do dia:-  Chicote

O chicote estava ali próximo a soleira da porta de saída da casa, como se fosse um calado aviso. Sai que você apanha. E ela ficava sonhando com a vida la fora. Queria ver as borboletas no jardim, a fonte jorrando água colorida na praça, mas o chicote ficava ali, lembrando sua condição de prisioneira.

21/04/2018 – sábado -17:36





Palavra do dia: chicote

O chicote estava ali, próximo à soleira da porta de saída da casa, como se fosse um calado aviso: Saia e você apanha. E ela ficava sonhando com a vida lá fora, queria ver as borboletas no jardim, a fonte jorrando agua na praça, mas o chicote ficava ali, lembrando sua condição de prisioneira.


21/04/2018 – sábado -17:36




Palavra do dia: Matusquela



Aquele Matusquela a olhava dum modo, que ela perdia todo rebolado. Um dia passou a o seu lado e deu um suspiro, um sopro como nunca ninguém ha via lhe dado. Mesmo naquele jeito adoidado ele tinha algo que aos poucos fez  uma paixão ser despertada. Não teve jeito, ficou apaixonada.



22/04/2018 -  domingo – 20:40





Palavra do dia: Feitiço



Encontrou um emaranhado de cabelos e velas no portão de sua casa. Começou a sentir energias negativas a partir de então. As coisas começaram a andar de mal a pior, Havia algum feitiço  feito com aquele material, pra si e pros seus. Apegou-se a rezas, orações e benzimentos. Só assim venceu.





23/04/2018 – segunda-feira – 20:24



Palavra do dia: Algodão



Céu azul, nuvens de algodão, flores espalhadas pelo chão. Primavera. Depois de uma longa espera dispara coração. O amor explode e de verso em verso constrói o lençol, colore de rimas  e deita  a poesia. Naquela magia, ela, a musa, a flor ali realiza sua ânsia de amor.



24/04/2018 – terça-feira -17:43





Palavra do dia: Rua

Fui te buscar no antigamente, chegando lá encontrei primaveras, Minhas primaveras e as suas. Tantas flores espalhadas pelas ruas, tantas emoções em cada esquina, você inda quase menina, nem me reconheci. O coração aos sobressaltos, meus sonhos espalhados pelo asfalto, como pedrinhas formando calçadas, tudo lá estampado, um álbum de retratos do nosso passado.


25/04/2018 – quarta-feira – 19:40




Palavra do dia: Ignorância



Ignorância a minha. Você podia muito bem ir sozinha. Mas eu te queria ao meu lado. Foi um pretexto tolo dum apaixonado.  Era só uma viagem. Mas eu não tive coragem de encarar. Ficar sozinho. Batia uma insegurança. Dai aquela intemperança até você voltar.



26/04/2018 – quinta-feira – 11:40







Palavra do dia: Janela





Uma calma infinita inundou- lhe  a  alma. Sentia que terminara seus momentos de solidão. Ali estavam todos os seus antigos afetos. Desprendeu-se lentamente, deixou o leito e foi se juntar aquelas luzes alvas que tanta paz trazia ao seu coração e que entravam pelas frestas da janela.





27/04/2018 – sexta-feira – 11:24





Palavra do dia: Janela



Nas janelas dos  olhos dela, ele buscou aquela alma apaixonada. Debruçada,  deixava-se envolver naquele olhar e  se  entregou de prontidão pra aquele amor que se achegava. Tudo era apenas um botão. Desabrochou mas com o tempo, o vento também levou.



27/04/2018 – sexta-feira – 17:33





Palavra do dia: Confissão





A carta que escrevi pra falar de amor, confissão dum sentimento , quando voltou e abri, procurei disfarçar no momento o que senti. Foi por dentro que ficou tristeza, por fora mostrei um riso, uma expressão sem sentido de felicidade. Dai papel e pena pra retratar a dor num poema.





28/04/2018 – sábado - 00:54 




Palavra do dia: Guitarra




Já estava acostumada, toda noite aquele som de guitarra. Era como uma serenata, cada canção que lhe tocava cada vez mais forte o coração. Ficava imaginando aquelas mãos dedilhando as cordas, aquela voz aveludada. Jamais imaginaria que amor pudesse vir numa canção entrando pela janela. Estava perdidamente apaixonada.







29/04/2018 – domingo- 17:50



Palavra do dia; Declaração



Ensaiou anos pra fazer uma declaração de amor a ela. Não que não tivesse declarado através de gestos, olhares, toques e outras coisas mais. Certamente ela deve ter percebido, mas como não queria dar falsas esperanças fingiu não perceber. O mais difícil, entretanto foi tentar esquecer.





30/04/2018- segunda-feira – 11:56



Palavra do dia: Trabalho





Cedinho casa trabalho,  não posso perder o dia ,  me acorda cedo Maria, olho vivo no horário.

Quando rezar teu rosário, me  encomenda aos seus arcanjos,   mas também a todos santos.

Meu trabalho, meu sustento, muito amor nele acrescento, pois outro igual não arranjo.





01/05/2018 – terça-feira -21:14





Palavra do dia: Futebol



A garotada chegava pra aula de educação física. O professor assim que chegava, já determinava: três voltas ao redor do quarteirão da escola e depois futebol. Os times eram formados, Júlio, como não tinha muita agilidade, era sempre o ultimo a ser escolhido. Isso  tudo o deixava bem triste.



02/05/2018 – quarta-feira -12:50

Palavra do dia: Decepção



Precisava urgentemente tirar aquilo da cabeça. Aquela decepção poderia acabar com todo o romance. Ela não estava agindo de acordo com o que demonstrara ser até então. Seria coisas de momento. Por que ela estava assim tão fria, tão sem compaixão dizendo aquelas  ríspidas palavras.



03/05/2018 – quinta-feira -10:17





Palavra do dia: Gororoba



Qualquer que fosse a receita era gororoba. Era um jeito carinhoso de se referir aquele manjar dos deuses. Saudades de tudo minha mãe. Hoje quatro de maio, seu aniversario, quisera estivesse entre nós ainda, com todo aquele jeito carinhoso pra tudo, mas você está ao lado de Deus.



04/05/2018- sexa-feira – 13:40





Palavra do dia: Obsessão



Ela não suportava mais aquela relação. Ele estava se tornando perigoso e inconveniente. De repente começara a implicar com tudo, com quem ela conversava, aonde ia, o que fazia. Ligava o tempo todo,  mesmo no trabalho não lhe dava trégua.  Aquele ciúme doentio ja se tornara uma obsessão.



05/05/2018- sábado – 22:43







Palavra do dia: baile





Procurava o seu olhar enquanto aquela canção tornava o salão revestido de encantamento. Seu corpo ali junto ao meu, e  o meu amor explodindo no coração. Talvez fosse a ultima melodia, não eu não ia conseguir. Mal sabia eu que em nenhum outro baile também eu  iria te dizer da minha paixão.



06/05/2018 – domingo -23:24





Palavra do dia: Folha



Uma folha de papel dobrada debaixo da porta, curioso o rapaz pegou , abriu e começou a ler. Era um  bilhete de despedida: Quando você estiver lendo isso, já terei partido. Atravessou a rua correndo e entrou na casa do amigo. O bolo já estava sendo servido.


07/05/2018 – segunda-feira  - 20:15




Palavra do dia: profissão



Aos 20 anos  ele viu-se no mundo em busca de uma profissão. Um abraço, uma pequena mochila nas costas, alguns trocados e um trem o levando pra cidade grande. Em principio aquele quase menino  ficou assustado com tanta grandiosidade, depois, aos poucos foi se adaptando.





08/05/2018-  terça-feira – 23:15





Palavra do dia: Encontro



Foi chegando de mansinho, saudades loucas, não tinha marcado encontro,  foi algo tão rápido, tão inesperada aquela viagem, mas tinha certeza que a encontraria ali. Quando ela partiu, no ultimo abraço, lhe prometera que estaria esperando por ele. Finalmente, juntos para sempre.



09/05/2018 – quarta-feira – 09:57





Palavra do dia: chinelo





Princesa e pé de chinelo, amor sem castelo, um casebre na colina, prateada luz da lua, ouro só na luz do sol. De dote eterna paixão, tesão que nunca se acaba. Tudo somente ilusão.



10/05/2018 –quinta-feira- 10:07





Palavra do dia: Decadência





Estava em decadência na vida profissional. A empresa doidinha pra mandá-lo embora. Mais dia, menos dia acabou voltando cedo pra casa. A vida não estava bem, contas acumuladas, aluguel atrasado e agora desempregado. Deixou tudo pra trás e foi passar uma temporada  com os pais no interior.







11/05/2018 – sexta-feira – 16:20





Palavra do dia: pescoço



Aconchegou sua cabeça naquele peito que se oferecia. Um friozinho eriçou-lhe os pelos e foi arrepiando pescoço abaixo..  A música ia conduzindo-lhe os passos. Estava completamente desarmada. A voz rouca sussurrava coisas em seus ouvidos. Era pegar ou largar. A noite apenas começava.



12/05/2018 – sábado – 14:32



Palavra do dia: filho



Filho, onde esteve?

A mãe sorrindo estendeu os braços. Naquele abraço deixou todas as saudades verterem-se em lagrimas de felicidade, depois o deitou no colo feito criança  e  enquanto entoava aquela  velha cantiga de ninar , uma luz dulcíssima os envolvia com muita paz.



13/05/2018- domingo -16:24





Palavra do dia: Martelo



Estava tudo preparado. O quarto com aquela  meia luz envolvente, os lençóis perfumados, aquela música tocando ao fundo. Agora era esperar, conseguira marcar aquele encontro. Cansada de tantas cantadas, resolveu por fim naquela situação. O martelo aguardava o momento certo debaixo do travesseiro.





14/05/2018 – segunda-feira  - 16:56





Palavra do dia: Geladeira



Ela arrumou a mesa, apagou as luzes e colocou velas aqui e acolá. Em cima da geladeira colocou flores. Uma canção romântica, baixinho, preenchia  o ambiente. E esperou, esperou, esperou. Adormeceu sentada na cadeira. A meia noite ele chegou embriagado. Amorosamente o abraçou .Ele havia voltado.





15/05/2018-  terca-feira – 23:59





Palavra do dia: decisão



O médico diagnosticou morte cerebral. Agora estava em suas mãos, autorizar desligar ou não os  aparelhos, Difícil decisão pra um coração de pai. Entrou na capela do hospital e rezou por horas pedindo a Deus que o ajudasse naquele momento de desespero. Amanheceu; Ele  já havia decidido o que fazer.



16/05/2018 – quarta-feira – 11:10





Palavra do dia: Homofobia



Surraram o rapaz até a morte. Despiram-no, humilharam, fizeram as maiores barbáries. Depois jogaram o corpo no matagal. A policia começou as investigações na escola. Souberam ali que o rapaz era perseguido por muitos. Homofobia. Agora  era só achar os culpados pra aplicar a lei.



17/05/2018-  domingo – 20:05







Palavra do dia: Tempestade


Nas tempestades da vida, se o barco estiver à deriva, corre-se o risco de se perder a vida. Assim, quando se viu sem saida, aquela mulher quase naufragou  nos próprios problemas, não fosse anjos amigos  estenderem a mão com palavras e conselhos que a fizeram acertar a direção.



18/05/2018 – sexta-feira  00:10





Palavra do dia: Superstição



Ele não acreditava  em superstição, cantava isso a quatro cantos, mas por via das duvidas , nunca passava em baixo de escadas, detestava cruzar com gato preto na sexta-feira 13 e outra s coisas mais, imagine se acreditasse então.



19/05/2018 – sábado  - 13:12



Palavra do dia: Terrorista



Viu um movimento suspeito na casa do vizinho e ligou pra Policia. Todos terroristas, confidenciou pra mulher. Naquele tempo de ditadura, quem era enquadrado assim, podia perder até a vida., mesmo que inocente fosse.  Bastava uma acusação. Uma mal querência e pronto, como no caso em questão.



20/05/2018- domingo  -18:01



Palavra do dia: cofre



O que será que aquela viúva guardava naquele cofre. A empregada estava  curiosa e doida pra desvendar  aquele mistério.  Toda noite escutava sussurros, gritos e gemidos e depois de ouvir bater a porta do cofre, um sepulcral silencio. No amanhecer, no rosto estampado o prazer duma noite de orgia.





21/05/2018- segunda-feira – 19:26





Palavra do dia: Jogo



Segundo tempo, um jogo cheio de emoções, alegrias, tristezas. Talvez houvesse prorrogação, talvez não. O jogo também poderia terminar a qualquer instante, talvez na calada da noite, talvez nas aventuras de qualquer dia. Somente Deus, neste maravilhoso jogo da vida, pode determinar a hora da partida.



22/05/2018 – terça-feira- 17:56





Palavra do dia: Abacaxi



Mandou  um abacaxi pra ela, embrulhado com papel de presente e tudo. Também colocou uma linda faquinha toda trabalhada, tudo isso acompanhado dum bilhete perfumado  e  escrito mesmo assim:  “O abacaxi  é seu, pode descasca-lo” . Um problema entre eles que ninguém queria resolver.





23/05/2018- quarta-feira – 12:33



Palavra do dia: Carrapato



Tapete verde, céu de anil, lago encantado, perfeito cenário.  Coração aos saltos, amor explodindo nos olhos. Tudo perfeito, tudo exato. Na volta uma doce lembrança no corpo, dos afagos, dos beijos e também  um  rol de companheiros instalados: carrapatos.





24/05/2018 – quinta-feira- 08:54





Palavra do dia: Fé



Pela cura do seu filho, aquele homem, foi  à  pé  de sua cidade que ficava há mais de 100 quilômetros de distância até a Aparecida do norte. A sua fé  na santa era tanta, que ele venceu toda este percurso com um sorriso os lábios e uma luz divina no olhar.



25/05/2018  -sexta-feira -   23:15





Palavra do dia: Serrote



Escondam o lanche, la vem o serrote. A meninada dizia isso num tom de brincadeira. Era sempre assim quando o garoto se aproximava. Mas no final das contas todos  acabavam dividindo o lanche com ele.



26/05/2018 – sábado  -14:05





Palavra do dia: Botão



Apenas um botão, um botão pronto pra desabrochar. Um carinho, um beijo e aquela flor repleta de rubor em suas mãos, o coração palpitava nos dois, o momento era intenso. Depois. Ah! Depois aquela sensação pra se recordar. Um doce sabor, lembranças de amor.





27/05/2018 – domingo – 12:06



Palavra do dia: Surpresa





Recebeu naquela manhã aquele pacote todo embrulhado com papel vermelho   e sem remetente. Acordou assustada com a campainha tocando A noite tinha sido maravilhosa, uma loucura de amor com um vizinho casado.  Sua maior surpresa  foi deparar-se com sua calcinha dentro do pacote e um bilhete da mulher do vizinho: Me aguarde, você não perde por esperar.





28/05/2018- segunda –feira – 07:36



Palavra do dia: cacimba



Avidamente começaram a cavar a cacimba com as mãos mesmo. No rosto estampava-se o sofrimento daquela vida à mercê da seca. Água por ali era escassa. Caminhavam há muito tempo e a sede que sentiam os deixava fracos. Mas era preciso seguir adiante, sempre adiante.





29/05/2018- terça-feira -08:38









Palavra do dia: Festa



Nos natais passados era a maior festa. Éramos todos jovens. Tínhamos sonhos e paixões. Costurávamos esperanças em nossas vidas. Muitas coisas conseguimos realizar, outras não, mas o mais importante é que mesmo assim, conseguimos achar o caminho da felicidade.



30/05/2018 – quarta-feira -18:26



Palavra do dia: Misericórdia



O pobre senhor era maltratado pela filha. Já em avançada idade, ele sofria muito pela falta de atenção e carinho. Esse era o pagamento pela  dedicação  e amor que ele lhe oferecera  a  vida toda. A sua menina, a sua doce menina de olhos azuis e louros cabelos. O golpe de misericórdia foi quando naquela tarde ela a pretexto dum passeio o colocou num asilo.



31/05/2018 – quinta-feira -  22:05





Palavra do dia: Anel



Trouxe-lhe rosas, disse ele, exibindo um lindo buque  recheado de botões  vermelhos. Depois dum longo beijo, tirou do bolso uma caixinha pequena e delicada contendo um anel de noivado. Ela não esperava tão cedo este pedido, ficou tão surpresa e emocionada que acabou desmaiando em seus braços.



01/06/2018 – sexta-feira – 12:36






Palavra do dia: Programa

Ela ficou estática, na tela do computador, num site de garotos de programa, ali estava seu namorado Renato. Quem diria; Renato, todo certinho, sem vícios, religioso. Ela pegou o numero e ligou. Marcou encontro. Queria só ver a cara dele quando ficasse frente a frente com ela.



02/06/2018/ - sábado – 22:46



Palavra do dia: Ponte


Uns dizem ser túnel   a ponte que  nos liga  aqui e lá. Tomara que haja muita luz pra todos nesta passagem e que a chegada por lá seja repleta de bênçãos.  Os corações dos que ficam aqui mesmo saudosos, ficariam mais consolados.



03/06/2018 – domingo  - 13:34



 Palavra do dia:Acordo

Dois amigos fizeram um acordo, quem morresse primeiro viria buscar outro.  Quando um deles morreu o outro ficou morrendo de medo que o amigo viesse busca-lo. Volta e meia ouvia uma voz chamando pelo seu nome e nunca respondia “Já vou”, com medo de ir mesmo.



04/06/2018 – segunda –feira -23:10



Palavra do dia - tijolo

Minha casa ao pé da serra, encantos tem  você não vê ,
 Não tem tijolos nas paredes, não tem cama, só tem rede

Rio perto pra matar a sede, e saudades de você



05/06/2018- terça-feira -15h03




Palavra do dia- Afeição


Havia tanto carinho, tanta afeição naquela amizade pra todos naquela família, sem distinção. Desde o pai e mãe ate o gatinho Drulhinho. Uma amizade pra vida inteira. Guardados no fundo do coração, mesmo distante, tornam-se presentes em todos os momentos, nos ruins e nos bons.


06/06/2018- quarta-feira – 16h09



Palavra do dia – Remédio


Não havia remédio pra curar aquela dor de amor. Experimentara ouvir as mais lindas canções, reler as mais fascinantes historias, rever as mais românticas películas, tudo em vão, resolveu então arrancar aquele amor do seu coração.




07/06/2018- quinta-feira – 18h04





Palavra do dia - sapo


A dama na noite vazia olhava no céu a lua. Um sapo doido prum beijo, queria ouvir um desejo da boca daquela donzela. Em noite enluarada, a estrela fada madrinha se assim a moça o beijasse, poderia transformá-lo num lindo príncipe encantado, mas qual veio um vendaval e seu plano foi frustrado.


08/06/2018 – sexta-feira – 18H07






Palavra do dia: Arvore


 Subiram na casa da árvore. Ali s brinquedos espalhavam-se pelos seus poucos cômodos. Maria Eugenia sorria feliz, dali se divisava o mundo ao derredor e ali com ela todo o amor que ela queria naquele momento e que estaria com ela pelo resto da vida.




09/06/2018 -  sábado – 18:23



Palavra do dia: Cheiro

A chuva caia no telhado sem forro daquela velha casa onde morava e ele na cama ficava ouvindo a dança dos pingos enquanto de lá de fora exalava um cheiro de terra molhada. As rosas do pé sob a janela eram só  felicidade quando das goteiras  a água as banhava por inteiro




10/06/2018 – domingo – 19:02




Palavra do dia: Beijo

Da janela de seu apartamento ela jogava beijos pra aquele rapaz que costumeiramente via na sacada do prédio vizinho. Nunca o tinha visto fora daquele espaço, até  um dia que ao tomar o elevador para sair pra escola deu de cara com ele. O  beijo ao vivo e em cores foi inevitável.


11/06/2018 - segunda-feira -23:26



Desafio do dia: Faça uma declaração de amor pra você mesmo


Esses meus olhos profundos que me fitam por inteiro levando-me aos confins de mim mesmo, apaixonado, coração pulsante. Meu eu dentro deste espelho refletido, minha outra metade, sonho., fogo que me mantém vivo. Ah! Meu  Deus, como eu me amo, por isso é que desta  vida o melhor consigo.



12/06/2018 – terça-feira – 11:00




Palavra do dia: INVEJA

A inveja quando não mata produz muitos estragos. Aquela mulher invejava a felicidade da irmã no casamento a tal ponto, que decidiu seduzir o cunhado.  Foi se insinuando pra ele  em todas as oportunidades que ficaram a sós,  até que conseguiu.



13/06/2018 – quarta-feira – 11:43







Palavra do dia – Lápide

Na lápide o nome escrito, a foto do ente querido e no nosso coração saudade. Um sentimento que o tempo adoça mais de ternura. Na alma, o amor para sempre perdura.



14/07/2018 – quinta-feira – 16:08


Palavra do dia: escracho

Vivia recebendo escrachos nas ruas, mas nunca tomava uma atitude. Tem certas pessoas que vivem criando situações pra deixar as outras por baixo. Um dia o filho mais novo foi  junto com  mãe e não suportou, deu um baita beliscão no traseiro daquela que sempre escrachava sua mãe.


15/06/2018 - sexta-feira – 17:03




 Desafio do dia: Narrativa com rimas terminadas em ão

La estava ele ao violão, dedilhando uma linda canção, um canto repleto de emoção. Seria amor, paixão. Pobre gavião. Os fofoqueiros de plantão, a águia, o sapo e até o rei leão, apostavam que desta vez ele perdia a razão, Ele deixou cair todas as lagrimas no ribeirão, depois voou de volta pro sertão.

16/06/2018 –sabadão  - 09:36




Palavra do dia- Pivô

Em principio olhares penetrantes, olhares que a desnudavam toda, depois caricias  furtivas. Quando o marido a acusou de traição após voltar do serviço e encontra-la na cama com seu melhor amigo ela confessou que foi tudo por culpa do pivô que havia colocado. O amigo era dentista.



17/06/2018 -  domingo – 12:36




Palavra do dia- qualidade

Aquele encontro marcado ainda antes de qualquer existência, não considerava nem defeitos nem qualidades. Havia um sentimento mais profundo chamado amor que a tudo supria, a tudo entendia e a tudo perdoava. Este antídoto pra todos os males do mundo precisava estar presente em todos os corações.



18/06/2018 -  segunda-feira – 14:11





Palavra do dia: Diálogo

Era praticamente um monólogo aquela conversa com aquela amiga. As mensagens iam no decorrer dos dias, mas não chegava nenhuma resposta, possivelmente ele não queria mais manter nenhum dialogo. Como tudo passa e se desgasta, aquela falta de convívio  teria sido o motivo dela se afastar de vez.




19/06/2018 – terça-feira -  23:32


Palavra do dia: Curioso


Curioso sobre o oculto, pegou um livro de magia, achando que seria fácil,  vivenciar aquelas experiências. Não tinha preparo, podia acontecer de na busca do  certo dar tudo errado. Afora o medo que se estampava em seu semblante a curiosidade o impelia a ir adiante. E aconteceu, quando o dia amanheceu ele havia se transformado num sapo.



20/06/2018 -  quarta-feira – 22:30



 Palavra do dia: Inverno

Em tempos de primavera, ninguém se lembra do inverno que está por vir. O desandar da carruagem  já quase no final da viagem nos remete a tempos antigos, jardim de folguedos e flores, todo coberto de amores.


21/06/2018 – quinta-feira – 19:27




Palavra do dia: Força

Fez uma força enorme pra não chorar. Engoliu as lágrimas e tentou botar um sorriso no rosto. Mas era um sorriso triste. Depois no último abraço evolveu com tanta emoção aquele corpo amado com se quisesse  não deixa-lo partir. O trem apitou forte e se perdeu na curva do caminho enquanto ela continuava a acenar com a mão como se ele pudesse vê-la de tal distancia. Depois, tomou as rédeas da vida e seguiu pra frente sem olhar pra trás.


22/06/2018 – terça-feira – 19:58



23/06/2015 – Múmia

Aquele velho casarão encerrava segredos. Há tempos ninguém ousava entrar la. Desde que o velho marques morreu, diziam pelas redondezas que havia uma múmia dum seu ancestral num compartimento da casa. A última pessoa que ousou pagar pra ver, entrou no local e nunca mais foi vista. Nunca mais saiu.


23/06/2018 – sábado – 21:31




 Palavra Do dia: causa

Por causa de você menina, fiz poesia, quando a meninice ainda me fazia companhia. Escrevia teu  nome nos cadernos, desenhava teu sorriso nas minhas noites pra que ele pudesse clarear meus dias. Você foi crescendo, crescendo, cada vez mais distante. O meu amor também  por certo, cresceu a tal ponto que não enxerguei o quão difícil seria vivenciar aquele amor habitante somente nos meus versos.


24/06/2018 – sábado – 19:18



Palavra do dia: Estrada

Seguindo a estrada logo que o sol pela primeira vez tocou suas faces, ele amanheceu dias e dias naquela maternal companhia. Ela foi lhe bordando todos os caminhos e ele foi conhecendo  o belo e o feio, o lado bom e  o lado obscuro. E foi com sorrisos que ele foi vivenciando tudo.



25/06/2018- segunda-feira  -18:59








Palavra do dia: faca


Sozinha no seu canto não entendia porque os seus companheiros de lida, todos, foram levados pra festa, menos ela. De onde estava dava pra ouvir a musica envolvente, a alegria dos risos dos convidados e até o tilintar dos pratos e talheres. Pobre faca solitária, quem sabe ainda viriam buscá-la.



26/06/2018- terça-feira -11:24






Palavra do dia: Bondade


Seus olhos eram pura bondade, seus atos só retidão, seu riso farol dos caminhos, sua voz uma eterna canção. Meu pai, eternamente vivo estará em nosso coração.



27/06/2018 - quarta-feira – 17:47




Desafio de sabado- Receita de bolo


Desprezo, uma boa dose. Algumas pitadas de indiferença, 900 quilômetros de distancia,






Palavra do dia: Vaso

Quebrara-se o vaso naquele instante, espatifara-se no chão espalhando os cacos. Eram anos de camaradagem e confiança que ali se espatifaram. Uma amizade que eterna ser podia, mas tão frágil se tornara, tal qual o vaso em cacos que se desprendeu das mãos  de Sofia.





28/06/2018 – quinta-feira -10:39






Palavra do dia: Espelho

Fitei-me no espelho e mergulhei dentro de mim. Fui buscar todo o meu eu de agora  e de antes. O mais antigo, o mais errante, o mais profundo, o mais amante. Uma viagem desvendando segredos de vidas passadas pra passar a limpo o meu presente.





29/06/2018 – sexta-feira – 22h38min




Desafio do dia: Receita (bolo)



Desprezo, uma boa dose. Algumas pitadas de indiferença, 900 quilômetros de distancia, dezenas de emails sem resposta ou  um rápido cumprimento vazio e aquele frio sentimento envolvendo tudo. Amizade é isto?


30/06/2018 -   sábado - 23:50





Palavra do dia: Casamata

Era um resgate. Finalmente acharam como entrar na casamata. Tomaram a poção mágica e num instante ficaram invisíveis. Assim, os três amigos adentraram e conseguiram achar o local do cativeiro do líder deles. Os quatro saíram ilesos, não sem antes mandar tudo aquilo pelos ares.



01/07/2018 – domingo – 23:04




Palavra do dia: Alegria

Jesuíno e Maria Flor esbanjavam alegria cada um na sua torcida, naquela espera pelo gol do time favorito. Uns e outros dos dois lados emitiam xingamentos até que num dado momento foi pau para todo lado. E nesse encontro, bateu olho no olho e logo no próximo jogo já estavam apaixonados.




02/07/2019 -  segunda – feira -  18:17






Palavra do dia : goleiro


Salve o goleiro, gritava Maria Lucia do alto da arquibancada. E toda bola que vinha ele todo  garboso jogava pra fora da área. Ela nem o conhecia, mas já o amava. Quando o jogo terminava, Maria Lucia se entristecia e ficava assim sofrida até a próxima partida.




03/07/2018 – terça-feira – 18:39



Palavra do dia – telefone

Debaixo telefone tem um troco, compre um CD bem romântico, use aquele perfume, se mostre naquele vestido que  me deixa louco, dê mais uma gorjeta pro garoto de recados e me aguarde. A meia noite eu volto. Assinado: Arnaldo.




04/07/2018 – quarta-feira – 18:51


Palavra do dia: Argumento

Sem nenhum argumento  convincente só lhe restou bater a porta e sair. Tantas cobranças, sempre as mesmas, naquela hora da madrugada. Chegar em casa e dizer que estava na  boemia era a única verdade, mas e o batom na camisa, o perfume. Melhor deixar amanhecer e passar a crise de ciúmes.


05/07/2018 – quinta-feira – 19:01


Palavra do dia: Viagem


A minha primeira viagem, nem me lembro, mas só sei que fui nascendo do ventre da minha mãe pros braços dela e do mundo. Dali pra frente viajei por todo o tempo, menino, rapaz fui crescendo, filho, irmão, primo, marido, pai, amigo. E hoje ainda sigo com coragem pra minha ultima viagem.



06/07/2018 – sexta-feira – 19:10




Palavra do dia: Retorno


Voltar não é amargo, é doce, também é choro e é riso. Deixar pra trás amores, amigos e retornar ao lar, ao aconchego materno. É tão terno  esse retorno a esse porto seguro, onde se pode vivenciar de novo a companhia dos irmãos, o abraço, do velho pai tão cansado.  É tão bom ser amado.


07/07/2018 – sábado – 19:39



Palavra do dia- Bigode



Por fim colocou o bigode, estava um perfeito “ Carlitos”. Adentrou o palco e soltou a voz naquela canção. Seguia os olhos por todos da plateia para ver a reação. Seria possível que aquela letra e aqueles lindos acordes os trariam a razão. Ao ver tanta apatia só restava mesmo deixa-los aos leões.




08/07/2018 – domingo -16:58





Palavra do dia: Revolução


A águia mandou prender o leão, foi a maior revolução. Os papagaios e as araras lideraram a situação. Vieram aves de todo lado pra fazer  manifestação, queriam coroar o gavião mas enquanto o elefante e a girafa sugeriam uma eleição, o macaco safado deu golpe de estado e encerrou a questão.



09/07/2018 – segunda-feira – 18:59


Palavra do dia: Tempo


Depois de muito tempo, encontraram-se quase que por acaso. Aquele mesmo olhar esverdeado, o mesmo sorriso, aquele mesmo gingado, Os cabelos ja sem a cor original  e no rosto algumas marcas desses tantos anos separados.. Ele ficou procurando la no fundo do seu coração aquele amor juvenil que o marcou tanto.


10/07/2018 - terça-feira - 23:28







Palavra do dia: cobertor


Embalei no meu colo os meus dois pequenos João, ao som de canções do meu tempo, Roberto, Gal, Lennon, Chico, Caetano e outros mais. Assim, minha Bela também embalei nos meus braços no compasso das mesmas canções. Depois de adormecidos, pra eles um cobertor, um sorriso e todo o meu amor.



11/07/2018  - quarta-feira – 17:24



Palavra do dia : Objeção


Ela não fez objeção alguma. Ele decidira por si só. A passagem estava comprada e o dia da viagem chegara. La estava os dois no saguão do aeroporto. Seriam só alguns meses, dizia ele nos ouvidos dela. Ela ainda estava parada vendo o avião se afastar ao longe quando se ouviu uma grande explosão.


12/07/2018 – quinta-feira – 22:33



Tema do dia
Saco de lixo atira em motorista e foge



 Noite alta quando estava chegando em casa, a rua estava deserta e fria. Tiritando desceu do taxi pra apertar o interfone pra lhe abrirem o portão, esquecera o controle aquele dia. Um saco de lixo saiu das sombras e veio pra cima dele atirando. Deixou-o agonizando na calçada e fugiu com o seu carro.




13/07/2018 -  sexta-feira – 23:06




Palavra do dia: Metáfora

Usei metáforas pra dizer a ela o fim do nosso amor, mas ela nem percebeu, dai tive que rasgar o verbo mesmo. Claro e direto expliquei a ela que eu estava apaixonado por outra.




14/07/2018 -  sábado – 23;33





Palavra do dia: Metáfora


Usei metáforas pra dizer a ele que era  o fim de nossa amizade, mas ele nem percebeu, dai tive que rasgar o verbo mesmo. Claro e direto expliquei que não achei correto ele ficar jogando charme pra minha namorada . Só não parti pra briga porque ele amarelou



14/07/2018 -  sábado – 23:30






Palavra do dia - Velhice

Anos depois a encontrei. Em tempos de velhice os mesmos olhos fitaram os meus. Aquela mesma emoção de antes por momentos fizeram-me jovem.  Os meus dezoito anos tomaram posse de meus sentidos. Saudades dum tempo de sonhos agora por instantes revividos.




16/07/2018 – segunda-feira -  09:00




Palavra do dia: Cachaça


Tomou um porre de cachaça e depois saiu cambaleando pela rua. Depois daquele dia fatídico sentia-se perdido sem saber o que fazer. Chegara pra trabalhar e fora informado que estava demitido.  Ficou, pois naquele bar todo o tempo se embriagando sem coragem de voltar pra casa.



17/07/2018  -terça-feira -23:49



Palavra do dia: Discussão

Tudo começou com uma discussão num bar. Aos poucos os ânimos foram se alterando, ofensas mutuas, xingamentos, até que um dos homens envolvidos  na contenda sacou de um revolver e descarregou todinho no adversário. Uma vida a menos por causa da intolerância.




18/07/2018- quarta-feira – 09:58




Palavra do dia : Sirigaita

Aquela sirigaita fica se insinuando pro meu marido, dizia a mulher pra sua vizinha do lado, mal sabendo que a mesma se insinuava também. Um dia arranco os olhos dela, concluía. A vizinha chegava a sentir os olhos furados.  O perigo às vezes mora ao lado.


19/07/2018- quinta-feira – 16:54




Palavra do dia: Morte

A morte poderia ter outra face. Fosse uma despedida  alegre e festiva  e aquele que estive partindo de repente poderia  num momento  ascender aos poucos e ir acenando e sorrindo até desaparecer por completo no espaço infinito. Sem traumas, sem choro, só alegria e risos.




20/07/2018- sexta-feira – 17:40




Palavra do dia: Fogo

Ficava imaginando no fogo que de dentro de si crepitava quando ela se aproximava. As labaredas invadiam todos os seus sentidos e ele quase perdia a noção do perigo. Então se continha  e a deixava passar enquanto  devorava  tudo aquilo com o olhar.



21/07/2018-sábado – 15:34



22/07 /2018 -Desafio continuar historia




Palavra do dia:  Tugúrio



Caminharam por dias e noites muitas léguas. O pai doente caia durante todo o percurso pra desespero das duas crianças que o acompanhavam. Refugiaram num tugúrio que encontravam numa clareira da mata pra fugir do temporal que se aproximava. Almas caridosas ajudaram-nos a chegar ao seu  destino.



23/07/2018  - segunda-feira – 23:26



Palavra do dia: Mãos

Ajoelhou-se na capela silenciosa. Com as mãos unidas em oração ela pedia desesperadamente pela vida do seu amado. Lágrimas abriam caminho no seu rosto desde seus olhos até o chão. Depois confiante percorreu a pé o percurso pra sua casa e entrou. Ele jazia quietinho, como se dormisse um sono angélico.

24/07/2018- terça-feira- 23:47 






Palavra do dia: Abstinência


Depois de vários dias de abstinência ele derramou a taça de versos que pululavam ocultas em sua cabeça. Embriagou-se deles todos. Parecia desperto dum sonho. Agora os versos renasciam. Sentia-se aliviado como a parideira após parir seus rebentos.



25/07/2018 – terça-feira – 09:05



Palavra do dia: Pé

Uma alegria na chegada, mudança adentrando a casa, moleque gritando nos cômodos desertos pra ouvir o eco. O cheiro de tinta fresca alegra, inebria. La fora, de cima da cerca se vê o trem chegar na estação. Atrás da casa um lindo pé de primavera. Doces quimeras de minha infância.




26/07/2018- quinta-feira- 10:25




Desafio do dia:
Observe a imagem e inspire-se.
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Estava num jantar com amigas da faculdade, o marido havia lhe avisado que chegaria tarde. De repente quando olhou pra porta do restaurante viu-o adentrar na maior intimidade com uma garota muito sensual.  Mesmo querendo gritar, calou-se, mas já tinha um plano pra quando ele voltasse pra casa.



27/07/2018- sexta feira – 15:53







Desafio do dia: Repetições

Pinga pinga, pouco a pouco, pingos, pingos. Lesa lesa ferra ferra, pétalas caem caem das janelas. Leva leva embora, rola rola na enxurrada. Acode acode passarada. Canta canta, que dai o sol escuta e termina essa labuta, chuva para, não para. Para chuva!




 28/07/2018- sábado -16:29













Palavra do dia: Respiração

Você é  inspiração. A vida que em mim existe. É a minha respiração, o ar que aspiro e que me preenche, Todas as notas da minha canção. É sinfonia. É sol, é a luz dos meus escuros dias.



04/08/2018 – sábado  -  17:08





Palavra do dia: Solidariedade

Foi por solidariedade
O gesto daquele amigo
Era u momento difícil
Uma dura realidade

Abriu os braços  e o riso
Veio amenizar o tempo
Mostrou tudo ser possível
Mesmo o difícil, ameno.

Dai fez-se luz nas trevas
Soluções se fez presente
Um bom amigo não nega
Ajuda a quem mal se sente.



20/08/2018- segunda-feira – 15:11




Palavra do dia: Pereba

Joãozinho vivia cheio de perebas nas pernas. A molecada do grupo escolar zoavam ele todo o tempo: “La vem o perebento” diziam. Um dia, o menino que sempre saia correndo assim que o sinal badalava, correu mais ainda, afinal não gostava de apanhar, mas já tinha planos pra aqueles que o insultavam.




21/08/2018- terça-feira -16:07



Desafio do dia

Antônimos de pureza, facilidade e beleza


A IMPUREZA  dos corações revela a FEIURA da existência humana. Uma DIFICULDADE viver num mundo preenchido de mentes que a todo tempo visam o mal, semeando a discórdia , a violência e o desamor


22/08/2018 - quarta-feira - 14:17






Palavra do dia: Energia



A energia por ali não passava. Periferia era assim. Não havia nem postes, nem calçadas, a lama invadia as ruas, nas noites a escuridão invadia as casas. A luz da lamparina de um cômodo pro outro transitava, mas isto são historias passadas...


23/08/2018- quinta-feira -21:40



Palavra do dia: Períbolo


Sexta 13. Atravessou o períbolo com passos apressados. Um carro a esperava no meio fio fora do prédio. Foi a última vez que foi vista. A policia na investigação do seu desaparecimento não conseguiu identificar o motorista que esperava por ela. O carro era roubado e nenhum corpo  foi encontrado



24/08/2018 – sexta-feira – 15:43




Desafuo do dia:/Genesi





Incumbia de iniciar nova vida em algum espaço do universo, onde?
A Cegonha construiu.? e levou? e la/ com até 300 caracteres , crie sua Genese



O bebê nasceu, mas não apareceu aqui. Provavelmente a cegonha o tenha levado a outra dimensão, um mundo  de homens iluminados e mulheres reluzentes, numa dimensão acima desta onde a matéria não seja tão densa e onde nem precisa semear amor porque ele já faz parte daquele mundo.





25/08/2018- sábado – 17:54



Desafio do dia – Palavras e Silêncios, que jamais se encontrarão –(música- Fagner)


Aquele “Eu te amo” silencioso que te rondou por anos, tão latente e que fingiste não perceber, deixei-te agora em versos espalhados aos quatro cantos do vento, pra que chegue aos teus ouvidos e só então, quem sabe, tome sentido o quanto  te amei. Parto, não mais volto. Adeus.




26/08/2018-domingo-12:30



Palavra do dia: Atentado


Vidente que era, previu o atentado ao presidente. Seria naquele final de semana. O avião sofreria uma pane, já devidamente programada pelos seus inimigos políticos. Mandou tudo por e-mail a um assessor dele, que ignorou e jogou a mensagem no lixo. Era pontualmente 22h30 a hora que o avião decolou.


27/08/2018+ segunda-feira -11:52






Palavra do dia : Ditadura

Em tempos de ditadura, muitos sonhos foram calados, mas o grito na garganta ficou a espera que a gaiola fosse aberta e o pássaro da liberdade voasse a sob as nossas verdes matas e também sob o nosso céu de anil.



28/08/2018- terça-feira -17:20


Palavra do dia:  Fósforo


A mãe em desespero ajoelhou-se ante a santa, riscou um fósforo, acendeu uma vela e orou para que o filho perdido achasse o caminho de volta pra razão. Não suportava mais vê-lo assim ao léu.  A  Oração poderosa de uma mãe  arrebenta até as portas do céu.

29/08/2018- quarta-feira -17:28



Palavra do dia: Oportunidade

Na primeira oportunidade ele rasgou o verbo, deu um basta aquela humilhação por que passava, não lhe reconheciam o seu esforço no trabalho. A sua eloquência foi tão surpreendente que ao invés de ser demitido foi promovido.




 30/08/2018- quinta-feira  -17:30








Palavra do dia: Veneta



Aquela garota mexia realmente com ele, mas era muito patricinha e como ele não fazia parte do rol do meio dela sempre que podia o ignorava. Um dia deu na veneta dele chegar junto não importando as consequências. Ela era tão vazia que o encanto acabou.





31/08/2018- sexta-feira  - 21:51





Nenhum texto alternativo automático disponível.



Proposta de produção para o dia 01/09/2018
Com base na imagem, produza seu microconto com até 300 caracteres
Roupas no varal

Aquele artista resolveu fazer uma exposição diferente. Fez uma pesquisa sobre uma série de crimes sexuais, contatou os parentes das vítimas e  expos num varal numa praia as roupas delas manchadas de sangue. Um símbolo de protesto pra tal barbárie.




01/09/2018- sábado – 09:45



Desafio do dia
Baseado no trecho do livro: O frio pode ser quente
“O domingo é tão curto, os outros dias duram tanto, nas horas ele são iguais, a diferença deve estar naquilo que a gente faz.”





Anseio pelo domingo como uma criança para um doce ou sorvete. As manhãs domingueiras são lindas. Acordar muito tarde é uma perda imensa. O ficar a toa pra lá e pra cá é reconfortante, nos da aquele gás pra enfrentar os desafios da semana que chega


02/09/2018 - domingo-22:50






Palavra do dia- Decreto 


Decreto se faz urgente
Pro bem vingar nova era
Plantemos novas sementes
De amor pra florir a Terra

Quem tem nas mãos a ventura
No coração nada encerra
Na voz disfarça em candura
O mal que a tudo emperra

Quem há de vir no horizonte
Feito o sol de cada dia
Com tal vigor que afronte
Este mal, esta sangria.


03/09/2018 – segunda-feira – 17:23




Palavra do dia: IIusão


Como dos pombais as pombas
As ilusões deixem que voem
Quando aberto os corações
Deixem que batam as asas
Em busca dum sonho de amor

Caso haja tempestade
E o céu deitar sem maldade
Percalços pelos caminhos
Talvez rolem pelas aguas
Afogando suas mágoas
Por entre flores e espinhos



04/09/2018- terça-feira -23:43



Desafio do dia: Inspire-se nesta foto
A imagem pode conter: 2 pessoas, sapatos e atividades ao ar livre

Era um jovem pai, desempregado, um filho  de apenas algumas meses com uma doença rara. Precisava urgentemente do olhar da população para o seu problema.  Vestiu-se dum modo diferente e de posse de uma chupeta e um brinquedo, sentou-se e esperou que viesse alguém ali ouvir o seu problema.



05/09/2018- quarta-feira -12:25






 Aventura
Palavra do dia 


Aquele amor de um dia
Apenas uma aventura
Um querer beijar, roçar
Uma doce anestesia
Que aos poucos no ato amar
Nos preenche de loucura.



06/09/2018 – quinta-feira -11:26




Microconto usando a emblemática frase
Independência ou

Nas costas a chibata do poder escravizando a todos em suas decisões, na alma a dor por não ter as mínimas condições de vida, na mesa o vazio da comida, na rua o retrato daquela realidade dolorida e na garganta o  grito que não quer mais calar,  implorando por justiça: Independência ou clemência.


07/09/2018- sexta-feira -19:07




Chifre
Palavra do dia


O chifre do boi que pastava no pasto parecia um mal pressagio, há tempos a dúvida lhe habitava a mente. Correu rapidamente, tomou o cavalo e galopou pra casa. Apeou nervoso, pegou uma arma e subiu pro quarto. Depois que atirou percebeu que os sussurros era da tv que estava ligada.


08/09/2018- sábado – 16:56





Desafio do dia- Inspire-se na figura e crie seu microconto-300 caracteres

O Bem e o Mal 


O bem e o mal numa só pessoa
Um e outro às vezes inspirados
Por isso é bom viver numa boa
Pensamentos sempre elevados
 Só pra deter o mal, coisa atoa

Quando teu coração é tocado
Pra plantar sementes venturosas
Sinal é  que o mal foi desviado
E que irão renascer belas rosas


09/09/2018-  domingo – 16:48



Mandíbula
Palavra do dia 


Estava decidido, passaria por uma cirurgia pra correção da posição da mandíbula, tudo por causa da sua autoestima. Marcado dia e hora para o procedimento, tudo parecia correr a contento, quando um carro bateu de frente com o dele. Sem seguro, perda total, agora nem carro e nem mandíbula.


10/09/2018 – segunda-feira -23:23



Pororoca
Palavra do dia 


Ninguém aguentava mais aquele bar nas redondezas, não se dormia por causa do enorme barulho que varava a noite toda. Os vizinhos quando se referiam ao estabelecimento o chamavam de bar Pororoca. A lei do silêncio só prevaleceu quando a policia interveio fechando o estabelecimento.


11/09/2018- terça-feira -23:55




Pobreza
Palavra do dia  


Quantos tijolos precisam
Pra tapar  tanta torpeza
Pra criar mil empecilhos
 E isolar a pobreza

Quiçá um fosso profundo
E um dragão esfomeado
De um lado um  lacaio imundo
Do outro um príncipe encantado

Princesa nesse conceito
Nos seus jardins floridos
Tem um coração no peito
Igual ao dos mal nutridos

Pobreza não é defeito
Tampouco será motivo
Pra se taxar de imperfeito
Aquele que não é rico


12/09/2018 – quarta-feira -23:47




Palavra do dia: Alcunha

Botaram-lhe a alcunha de “desvairado”, o seu nome quase ninguém sabia. Pelos seus trajes rasgados, pela sua vida de mendicância, era humilhado e enxotado dos lugares que aparecia. Um dia desceu um óvni do céu e lhe estendeu as mãos que os seus amigos humanos negaram a ele.


13/09/2018-quinta-feira – 16:24




Palavra do dia-copo



Bebeu do mesmo copo dela. Era uma garota desconhecida e agora que ele já estava em casa começou a ter pensamentos estranhos. Uma voz interna parecia lhe dar comandos pra fazer coisas que ele nunca fizera.  Foi assim que subiu no parapeito da janela do apartamento e saiu voando noite afora.



14/09/2018- sexta-feira- 16:57





A Nossa casa



Adentrei naquela "casa" a procura de algo que estava dentro dela, mas que não seria tão visível..Quase invisível perscrutei todos aqueles cômodos. Transitei por toda a extensão, desde o cérebro, coração até o último dedão.O que procurei estava ali regendo tudo., senti isso.Acordei extasiado.

15/09/2018- sábado - 15:48



Desafio do dia- Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar ( Música Esquinas- Djavan) Inspirado na letra acima escreva seu microconto com até 300 caracteres

Insinuante


Ficou parado, sem ação, aquele avião de mulher se insinuando pra ele. Convidativa, aos poucos fingia que ia se despir mas tornava a colocar. Estava ali a morrer de sede em frente ao mar. Era um teste premeditado por sua mulher, tinha que ser forte. Não, não ia fraquejar.


16/09/2018 - domingo - 16:45




#microcontofatimaflorentino

Palavra do dia: Impulso

Num impulso, abriu a porta. Folhas mortas pelo chão, janelas escancaradas, poeira nos móveis, escadas e um vazio, um abandono. Quantos anos devoraram tudo aquilo. Onde foram parar os risos, aquela alegria que havia por todo canto? O tempo há via virado tantas páginas, agora só lembranças, mais nada.

17/09/2018- terça-feira – 16:49



Palavra do dia: Impulso

Foi impulso
Segurar tão forte teu pulso
Trazer-te para os meus lábios
Envolver-te nos meus braços
Pra sentir o compasso do teu coração

Foi impulso
Onde foi que deixei a razão
Naquele momento que importava
Saber se você me amava ou não
Meus olhos tinham tanta paixão

Foi impulso
Deixar tocar aquela canção
Pois no ritmo da melodia
Você foi percebendo o grande amor que havia
E nem precisou dizer não

O sim estava  estampado
Naquele abraço apertado
Naquele beijo molhado
No calor de suas mãos

17/09/2018- segunda –feira -16:21




Palavra do dia: Ar


O ar condicionado estava ligado. Tudo muito frio lá dentro, o telefone fora do gancho  todas as gavetas reviradas, os moveis fora do lugar, um pen drive ainda emitia canções no espaço. Havia também um álbum de retratos em cima cama e um corpo sem vida ao seu lado.


18/09/2018- terça-feira - 15:25



#microcontofatimaflorentino

Palavra do dia: Aberração

Aquele ser encontrado morto no terreno baldio era uma verdadeira ABERRAÇÃO. Aquela explosão na noite anterior naquele imenso quarteirão desabitado causou temor em todos. Certamente seria um alienígena em missão de exploração. A cidade toda em polvorosa acabou em poucos segundos ficando famosa.


19/09/2018- quarta-feira -15;38




Palavra do dia: Luva

Estava pronta. Agora era partir para a igreja, caminhar até o altar ao som daquela linda canção, deixar que o seu noivo tirasse a luva de sua mão esquerda, colocasse a  aliança e então diria aquele Sim que sonhara dizer a vida inteira. Depois mais tarde era só fechar a porta.

20/09/2018 – quinta-feira – 16:38






Palavra do dia:  Força

A força que te eleva
É frágil se te decepam
 Se desnudam tuas folhas
Se depredam os teus galhos

Mesmo com tanta violência
Serena nos da os frutos
As flores, as folhas, a sombra
Nos garante um ar mais puro

Nas florestas de cimento
Tua agonizas aos poucos
Tudo em nome do progresso
Como esse mundo é louco

21/09/2018- sexta-feira -17:06
Dia da Árvore






Verbar a primavera
Desafio do dia




Primaverei desde os meus mais tenros anos
E fui primaverando afora desenganos
Olhar sereno, sorriso largo no rosto
Hoje ainda primavero com muito gosto

São apenas botões que seguem florescendo
Nos jardins onde minha alma vai tecendo
Emoções tantas que de dentro vão fluindo
Pra todos esses caminhos que vou seguindo


22/09/2018- sábado – 23:59




Palavra do dia: Valsa

A valsa mal começara e no esplendor dos seus quinze anos ela parecia uma visão angélica. Todos os olhares estavam voltados para aquele sorriso. Um coração apaixonado no meio daquela multidão tornava-se mais acelerado, mas qual, ela nem o notara. Melhor sair e buscar os braços da madrugada.

23/09/2018 – domingo -14:27

Uma versão mais longa


Palavra do dia: Valsa



Quando aquele angelical imagem surgiu na escadaria do salão,  a música parou, os olhares se voltaram. Um coração do meio daquela multidão acelerou, mas o dono dele ficou escondido no meio daquelas pessoas enquanto a  menina nos seus quinze anos já nos braços do pai se dirigia para o centro da pista de dança. Então surgiram as primeiras notas da canção e no embalo daquela  VALSA  pai e filha rodopiaram  como plumas embaladas nos braços do vento. Aquele sonhador apaixonado inebriado ante tanta beleza depois da musica terminada saiu cabisbaixo do local e ganhou a solidão da rua. Como sempre, aquele amor impossível nem o notara. Agora era somente ele  e o frio da madrugada. Naquele momento nada mais havia que pudesse fazer.



23/09/2018- domingo -14:27


Atalho
Palavra do dia

Havia um atalho no caminha da casa dele para o rio, onde costumava pescar aos domingos. Por ele  era tão mais perto, só não sabia que aquela opção não tinha volta. Era uma estrada só de ida, um verdadeiro portal para um mundo desconhecido.



24/09/2018- segunda-feira - 16:20


Engodo
Palavra do dia:

O povo vive num doce engodo
Que a mídia planeja e executa
Para deixá-lo arriado, bobo
Um escravo sempre a sua escuta

Assim vai despejando conceitos
Nem sempre verdades  absolutas
Torna assim o falso tão perfeito
E a sua vontade ao povo imputa

25/09/2018 – terça-feira  -21:20



Cor
Palavra do dia



A cor que meu mundo traz
Ora entristece, ora compraz
As fontes e os rios que saltam
Caindo do alto da serra
Desenham naquele espaço
Lindas Poeira d'água
Mas vão se juntar as sujeiras
Deixadas por nós nos regatos






26/06/2018- terça feira -23:25


Trecho da poesia minha poesia " As cores do meu mundo! 16/02/2013



Cor
Palavra do dia


Um céu cor de  anil, nuvens brancas, garças vão e vem num espetáculo  sem igual, lá na beirada do lago, pés descalços, vestido molhado colado no corpo, na água com  as mãos ela desenha espirais, enquanto na brisa sussurra seus ais.




26/09/2018- quarta-feira - 23:35



Mochila
Desafio do dia
 O que é. O que tem dentro. Observe a figura,


Acordou com algumas fortes batidas na porta. Hesitou um pouco, mas ao abri-la deparou com  uma mochila dum tamanho médio na soleira .O que é, o que tem dentro, sussurrou-lhe o marido aos seus ouvidos. Ao ver o conteúdo da mochila lagrimas de emoção desceram de seus  lindos olhos.


27/09/2018- quinta-feira -22:15




Futuro
Palavra do dia

O futuro é um menino
Que sempre corre da gente
Quanto mais a gente corre
Mais ele fica na frente

Na verdade o que se sente
É que tudo vira passado
Até o lépido presente
Que logo  se vai apressado

28/09/2018 – sábado -15:16






 Microconto baseado nas fotos- cão homem
Desafio do dia 



Cachorro louco quando sai do sério é dose mesmo, viaja na maionese, então ele vem com suas doidas historias. Quando bebe lhe ocorre a síndrome do lobisomem, mas não faz mal a ninguém não, aliás ele preza muito a família que tem e a dos outros também, embora a dele não seja muito tradicional.


29/09/2018- sábado – 10:35





 Imagem de um garoto no espelho
Sugestão do dia

Espelho amigo, esse sou eu mesmo refletido? Daqui somente diviso até onde o quarto termina. Além daquela porta ao fundo, o mundo nosso seria mesmo semelhante: Pra  solver esta dúvida de menino, qualquer hora me desatino e embrenho em ti pra ver se tudo  o que sinto aqui, seguirá comigo.


30/09/2018- domingo -16:36





  Lápis
Palavra do dia

Um Lápis em punho, branco papel
Um ponto, um traço, depois mais um
Mais outro e mais outro.  desenho faço
Assim bem no meio daquele espaço
Seu nome e o meu bordado no céu
#microcontofatimaflorentino
01/10/2018 – segunda-feira – 23:36

          II                

Num céu estrelado, vagam lado a lado
Cadentes estrelas, na terra quem vê-las
Dirão uns aos outros: Vejam, se beijam
Por isso rabisco tudo e  depois rasgo
São só delírios dum poeta apaixonado



01/10/2018 – segunda-feira  -23:36



 Lápis
Palavra do dia


Quando menino, com um lápis preto, eu desenhava uma estrada que se perdia na curva, Uma casinha ao longe com uma chaminé soltando fumaça, alguns coqueiros  , uma cerca, um sol e aos fundos uma montanha e um céu com nuvens brancas. Depois eu sombreava tudo  e muito além sonhava.


01/10/2018  - segunda-feira – 23:51


Funeral
Palavra do dia




Eram poucas horas pra despedida. Depois de toda uma vida, aquelas poucas horas naquele funeral esvaiam-se e então a realidade ia cair dura na sua rotina. Aos prantos apertava-lhe o coração. Precisava arranjar forças pra seguir a viagem sozinha. O amor de sua vida pra sempre  ali se despedia.

02/10/2018 – terça-feira – 15:02
  
















































































,

Nenhum comentário:

Postar um comentário